Outros Destaques


FÁTIMA

Comemora 18 anos com novas viaturas

FÁTIMA-Comemora 18 anos com novas viaturas

Depois um longo processo que envolveu o empenho e determinação de muitas entidades e pessoas, em 2003 nasceram oficialmente os Bombeiros Voluntários de Fátima. Dezoito anos volvidos, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima (AHBVF) celebrou a "maioridade", no passado dia 26 de junho, no parque de viaturas da corporação.
Momento alto da comemoração foi a bênção, pelo padre António Pereira, e inauguração, de quatro novas viaturas, duas de transporte de doentes não urgentes, um trator personalizado e adaptado para o transporte de grandes cargas e uma scooter.
Uma das viaturas de transporte de doentes não urgentes foi uma oferta do padre Joaquim Ventura, a quem o presidente da Associação, Amorim Gonçalves, enalteceu, por ser "figura ímpar na vida da nossa cidade, durante mais de meio século até aos nossos dias, com obra credora da admiração de todos nós", referindo-se sobretudo ao Colégio de São Miguel e à Fundação Arca de Aliança e ao lema com que sempre norteou os seus projetos "Amizade-Verdade-Exigência".
A segunda viatura de transporte de doentes foi oferecida por Augusta Martins Andrade, madeirense, enfermeira radicada em Fátima há mais de vinte anos e de quem Amorim Gonçalves destacou "a generosidade sem hesitação, tornando fácil o que para muitos é difícil: pensar no coletivo antes do individual".
Pelos tempos difíceis que o contexto de pandemia tem trazido às empresas e negócios, Amorim Gonçalves agradeceu também de modo especial a oferta do trator, na pessoa de Pedro Marto, à empresa Marto & Oliveira, "uma das empresas mais antigas de Fátima, tendo colaborado desde sempre com as instituições locais", pela oferta de "um trator personalizado e adaptado para o transporte de grandes cargas".
Como presente de última hora, já que tinha sido entregue no dia anterior, a empresa Be Water ofereceu à associação uma scooter elétrica, cuja utilidade Amorim Gonçalves sublinhou, já que "será especialmente útil para circulação no núcleo urbano da cidade".
Na cerimónia, a direção da AHBVF anunciou o propósito de "até ao final do ano pretendemos terminar o projeto para lançar o concurso público, da empreitada de construção que decorrerá durante o ano de 2022", permitindo assim concretizar o primeiro quartel edificado de raiz.
No final da sessão, soou por duas vezes o canto e aplauso dos parabéns, animado por dois elementos do grupo musical Gente Nossa, já que o comandante Costa Pereira, quadro de honra dos Bombeiros Voluntários de Fátima, crachá de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses celebrava o seu 80.º aniversário.

Sofia Ribeiro
29.06.2021 | 14h57