Outros Destaques

SETÚBAL

Município associa-se a exercício de âmbito nacional

SETÚBAL-Município associa-se a exercício de âmbito nacional

"A população e as instituições do concelho de Setúbal são convidadas a participar num exercício público de sensibilização, com medidas de autoproteção em caso de ocorrência de um sismo, no dia 5 de novembro, às 11.05h.", informa a autarquia setubalense em comunicado.
Assim, mais uma vez este município associa-se à iniciativa A Terra Treme, promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), com o intuito de preparar as populações para o modo correto de agir e proceder antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.
Nesta oitava edição do exercício, mais uma vez, o apelo assenta no cumprimento dos três gestos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar.
O exercício, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que coincide este ano com a celebração do Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami (5 de novembro), compreende três gestos simples de proteção, considerados fundamentais perante a ocorrência de um sismo.
Na ação que se desenrola durante um minuto, são convidadas a participar famílias, empresas e instituições públicas, privadas ou associativas, procurando, deste modo, unir esforços e extrair sinergias do conjunto de toda a sociedade, para que sejam alcançados graus de resiliência, individual e coletiva cada vez maiores.
A Terra Treme contempla ainda a realização de sessões de esclarecimento dedicadas à explicação das medidas preventivas e dos comportamentos de autoproteção a serem adotados em casa e nos locais de trabalho em caso de sismo.
A participação na iniciativa A Terra Treme é feita por inscrição na página www.aterratreme.pt/inscreva-se ou na resposta a um inquérito de avaliação do grau de perceção ao risco sísmico, em http://www.aterratreme.pt/inquerito/.
A adesão a esta ação nacional "deve ter em conta as orientações da Direção-Geral da Saúde face aos condicionalismos impostos perante a situação pandémica associada à pandemia de Covid-19".

26.10.2020 | 15h44