Outros Destaques

AZAMBUJA

Transição pacífica de mandatos

AZAMBUJA-Transição pacífica de mandatos

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Azambuja realizou uma cerimónia de promoção de estagiários a bombeiros de 3.ª, de atribuição de medalhas a vários operacionais e homenagem a alguns deles bem como a dirigentes que cessaram funções nos órgãos sociais. Na mesma ocasião decorreu a posse dos novos órgãos sociais. Neste será de assinalar uma visível transição harmoniosa entre mandatos bem demonstrativa da maturidade e da harmonia existente naquela instituição, da mesma forma que, por diversas vezes foi enaltecido o trabalho do atual comandante, Ricardo Correia, e do anterior, Armando Batista.
Vários momentos marcaram esta cerimónia, com uma assistência muito reduzida em função das normas vigentes no âmbito da pandemia, contrastando com a casa cheia de outras ocasiões. Alguns anteriores dirigentes, por proposta feita pelo comando à Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), foram distinguidos com a medalha de serviços distintos. O anterior presidente da direção, André Salema, e o antigo tesoureiro, José Armando Fernandes, com a medalha de grau ouro, os exs vice-presidentes, Silvino Lúcio e Maria da Conceição Sousa, a ex secretária, Maria de Fátima Leitão, e a vogal Susana Rodrigues, com a medalha de grau prata, e com a de bronze, o antigo vogal Vasco Borda D´Água.
Foi distinguido com o crachá de ouro da LBP o subchefe António Valada. A distinção foi entregue pelo comandante Ricardo Correia, a convite do vice-presidente do concelho executivo da LBP presente, Rui Rama da Silva.
Por 30 anos de serviço na instituição foram ainda distinguidos, com a medalha de dedicação e altruísmo da LBP, o subchefe Jorge Pedroso e o bombeiro de 2ª António Manuel Pereira Leal.
Foram entregues várias medalhas de assiduidade da LBP e da Associação, nomeadamente, 20 anos da LBP, aos bombeiros, Maria João Santos Silva, Tatiana Vieira da Silva e Hugo Almeida.
A promoção dos novos bombeiros decorreu também durante a cerimónia. São eles, Ricardo Franco, Teresa Ferreira, Marco Teles, Jéssica Simões e Jéssica Franco.
Foi muito saudada, na presença do presidente da Câmara Municipal, Luis Sousa, o apoio dado pela autarquia aos bombeiros, sublinhando-se a garantia recente de constituição de uma EIP, quer durante o próprio período de pandemia. A esse propósito, aliás, o comando fez questão de homenagear as quase duas dezenas de operacionais profissionais do corpo de bombeiros que asseguraram de forma organizada há um ano o primeiro em bate da pandemia.

12.05.2021 | 14h03