Outros Destaques

NOVA LEI ORGÂNICA DA PROTEÇÃO CIVIL

Posse dos novos comandantes adjuntos, regionais e distritais

NOVA LEI ORGÂNICA DA PROTEÇÃO CIVIL-Posse dos novos comandantes adjuntos, regionais e distritais

“Este é um passo absolutamente fundamental para aquilo que é a implementação da nova Lei Orgânica de Proteção Civil, aprovada em abril de 2019, que prevê a existência de cinco comandos regionais de Proteção Civil e depois prevê gradualmente a implementação do nível sub-regional”, sublinhou Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, na primeira das duas cerimónias a que presidiu, de tomada de posse dos cinco novos comandantes regionais de emergência e proteção civil da ANEPC, em 17 de dezembro, que contou também com a presença do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, comandante Jaime Marta Soares.
Os cinco comandantes regionais bem como os restantes, assumem funções em regime de substituição e os respetivos concursos a estes cargos serão submetidos à CRESAP.
O comandante regional do Norte, Vila Real, é Carlos Alves, anterior comandante operacional distrital do Porto. tenente-coronel, de Infantaria, a prestar serviço na ANEPC desde 2010.
O comandante regional do Centro, Viseu, é António Ribeiro, anterior comandante operacional distrital de Aveiro, engenheiro, com experiência no exercício de funções de comando em corpo de bombeiros e a prestar serviço na ANEPC desde 2006.
O comandante regional de Lisboa e Vale do Tejo, Almeirim, é Elísio Oliveira, anterior comandante operacional distrital de Setúbal, licenciado em Geografia e Desenvolvimento, com experiência no exercício de funções de comando em corpo de bombeiros e a prestar serviço na ANEPC desde 2007.
O comandante regional do Alentejo, Évora, é José Ribeiro, anterior comandante operacional distrital de Évora, licenciado em Relações Internacionais e é quadro da ANEPC desde 1999. O comandante regional do Algarve, Loulé, é Vítor Vaz Pinto, anterior comandante operacional distrital de Faro, é licenciado em Proteção Civil, tem experiência no exercício de funções de comando em corpo de bombeiros e presta serviço na ANEPC desde 2004.
Em 22 de dezembro, a secretária de Estado, Patrícia Gaspar, presidiu à cerimónia de tomada de posse dos novos adjuntos de operações e dos comandantes operacionais distritais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Os novos adjuntos de operações são, o anterior comandante operacional distrital de Lisboa, Carlos Mata, mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Territorial Aplicados ao Ordenamento, tem experiência no exercício de funções de comando em corpo de bombeiros, e o anterior comandante operacional distrital de Santarém, Mário Silvestre, com mestrado em Riscos e Proteção Civil, com experiência no exercício de funções de comando em corpo de bombeiros e a prestar serviço na ANEPC desde 2013.
O novo comandante operacional distrital de Aveiro é Ana Paula Ramos, anterior segundo comandante operacional distrital, licenciada em Segurança Comunitária, com experiência no exercício de funções de comando em corpo de bombeiros e a prestar serviço na ANEPC desde 1997.
O novo comandante operacional distrital de Évora é Maria João Rosado, anterior segundo comandante operacional distrital, licenciada em Proteção Civil, com experiência no exercício de funções de comando em corpo de bombeiros e a prestar serviço na ANEPC desde 2007.
O novo comandante operacional distrital de Faro é Abel Gomes, anterior segundo comandante operacional distrital, tem formação em Riscos, Planeamento e Proteção Civil, experiência no exercício de funções de comando em corpo de bombeiros e presta serviço na ANEPC desde 2006.
O novo comandante operacional distrital de Lisboa é Hugo Santos, anterior segundo comandante operacional distrital, licenciado em Gestão de Segurança e Proteção Civil, tem experiência no exercício de funções de comando em corpo de bombeiros e presta serviço na ANEPC desde 1999.
O novo comandante operacional distrital do Porto é Albano Teixeira, anterior segundo comandante operacional distrital, é licenciado em Engenharia de Proteção Civil e tem experiência no exercício de funções de comando em corpo de bombeiros.
O novo comandante operacional distrital do Santarém é David Lobato, anterior segundo comandante operacional distrital, licenciado em Segurança e Higiene no Trabalho e com experiência no exercício de funções de comando em corpo de bombeiros.
O novo comandante operacional distrital de Setúbal, é João Pinto, licenciado em Proteção Civil, bombeiro, e presta serviço na ANEPC desde 2003.

22.12.2020 | 13h10