Outros Destaques

QUELUZ

Homenagens no centenário

QUELUZ-Homenagens no centenário

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Queluz, Sintra, comemorou o seu centenário e, a esse propósito, realizou um conjunto de homenagens e promoções que se destacaram do programa comemorativo.
A primeira homenagem foi à própria Associação, com a colocação no estandarte da Fénix de Honra da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) em formatura realizada no exterior do quartel.
O vereador da Câmara de Sintra, Domingos Quintas, foi convidado pelo representante da LBP presente a proceder a essa colocação.
Ainda no exterior procedeu-se à inauguração de um VDTD, a primeira viatura elétrica adquirida pela instituição centenária para o transporte de doentes.
Já no salão nobre prestou-se homenagem a Rui Lisboa bem como aos bombeiros que participaram na pintura do quartel. Houve promoções a 2.ª, de Ana Duarte Juliano Santos, Tomás Rodrigues, Paulo Caneças, Irina Stefany, António Espanhol, Alex Gomes e Tiago Pereira, e juramento de bandeira de 15 novos bombeiros de 3.ª.
No âmbito das homenagens procedeu-se à atribuição de três crachás de ouro da LBP a três dirigentes com muita história na instituição e nos bombeiros, a começar pelo presidente da direção e antigo presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa, Ramiro Ramos. A distinção a convite da LBP foi-lhe entregue pelo filho Filipe Ramos. O segundo crachá foi entregue ao dirigente José Silva pelo presidente Ramiro Ramos. E o terceiro crachá, atribuído ao presidente da assembleia-geral, Pedro Lemos, foi-lhe entregue pelo também distinguido José Silva.
Por proposta da direção dirigida à LBP, e aceite, o comandante Hugo Neves foi distinguido com a medalha de serviços distintos grau ouro que lhe foi entregue por seu pai, Artur Neves, segundo comandante do QH.
Por fim, foram entregues duas medalhas de dedicação e altruísmo, 30 anos, ao chefe Domingos Silva e ao subchefe Pedro Leal.
Destaque para a presença do presidente dos Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo, Décio Santos, do comandante Vitor Trindade e outros elementos do comando, dado que as duas instituições se encontram geminadas.
Além do vereador Domingos Quintas e dos presidentes de junta de freguesia, Paula Alves e Pedro Brás, estiveram presentes, Rui Rama da Silva, em representação da LBP, o comandante Pedro Araújo, em representação da Federação de Bombeiros do Distrito de Lisboa, o comandante Regional da ANEPC, Elísio Oliveira, o segundo comandante distrital da ANEPC, Joaquim Santos, numa sala repleta de dirigentes e comandantes congéneres, associados e familiares dos bombeiros.

07.10.2021 | 15h47