Atualidade

MENSAGEM DE NATAL 2021

Liga dos Bombeiros Portugueses

Sede LBP

Vamos celebrar mais um Natal. Mas como este, porventura, nenhum de nós alguma vez pensou passar.

A quadra natalícia é, como sabemos e vivenciamos, um período do ano muito especial não só dedicado às crianças, mas a todos sem distinção de cor, credo ou género.

Nos bombeiros temos uma tradição secular de festejar o Natal aproveitando como o momento ideal para juntar toda a Família dos Bombeiros, os operacionais, os dirigentes e os comandos acompanhados pelas suas famílias de sangue e ainda os nossos muito acarinhados e respeitados elementos do quadro de honra. Trata-se de um encontro de gerações no seu melhor em torno de uma refeição tantas vezes confecionados pelos bombeiros e amigos e apoiada por beneméritos de sempre, mas que neste momento tão especial querem com maior ênfase testemunhar o seu apego e amizade aos bombeiros.

A estes encontros juntamos também autarcas, amigos, benfeitores, companheiros de outras associações ou coletividades como expressão coletiva de reunião de todos os que trabalham pelo bem comum.

Esse momento alto do calendário nacional e, em particular, da Família dos Bombeiros, fica este ano comprometido. Em termos habituais, por certo, não será o mesmo por razões sobejamente conhecidas. É neste cenário que cumpro aqui a missão de vos dirigir algumas palavras a propósito desta quadra. Onde não posso deixar de vos endereçar um fortíssimo abraço, a cada um de vós, bombeiras, bombeiros e dirigentes e vossas famílias.

Mas para além do abraço quero também endereçar um obrigado em nome dos muitos portugueses que o têm feito chegar à LBP pelas mais diversas formas. Um obrigado que deveria ser culminado com um forte abraço que só as circunstâncias não permitem que vos seja dado.

Companheiros, como sempre, mas neste momento difícil que Portugal e o Mundo estão a viver, vocês têm sido um exemplo vivo de abnegação, de amor ao próximo, de dedicação à causa. Todos nós, portugueses, temos corrido riscos, mas vós, por estarem na primeira linha e confrontarem-se tantas vezes com o inesperado ou desconhecido, por maioria de razão, sabem ao que vão, mas não sabem como virão.

Este Natal vai ser especial para todos vós porque, independentemente de há muito terem assumido a missão espinhosa de socorrer a quem precisa seja em que circunstâncias for, hoje, de forma redobrada, assumem essa postura e dão um exemplo de heroicidade em condições mais difíceis do que nunca.

Todos vós, sois credores de um enorme abraço de agradecimento, respeito e admiração de todos os portugueses. Mais uma vez estivestes à altura dos vossos pergaminhos, do vosso caráter e da vossa determinação.

Bem-haja a todos. Feliz Natal e Bom Ano de 2021.

Lisboa 19, de dezembro de 2020.

A BEM DA HUMANIDADE
O Presidente