SETÚBAL

Município adere a exercício de sensibilização

"A população e as instituições do concelho de Setúbal são convidadas a participar num exercício público de sensibilização, com medidas de autoproteção em caso de ocorrência de um sismo, no dia 5 de novembro, às 11.05h.", informa a autarquia setubalense em comunicado.
Assim, mais uma vez este município associa-se à iniciativa A Terra Treme, que visa capacitar a população para o modo correto de agir e proceder antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.
O exercício, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que coincide este ano com a celebração do Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami (5 de novembro), compreende três gestos simples de proteção, considerados fundamentais perante a ocorrência de um sismo.
A ação de sensibilização desenrola-se durante um minuto, no qual os participantes, a título individual ou coletivo, executam os três gestos de autoproteção, baixar, proteger e aguardar. São convidadas a participar neste exercício famílias, empresas e instituições públicas, privadas ou associativas, procurando, deste modo, unir esforços e extrair sinergias do conjunto de toda a sociedade, para que sejam alcançados graus de resiliência, individual e coletiva cada vez maiores.
participação na iniciativa A Terra Treme é feita por inscrição na página www.aterratreme.pt/inscrição ou na resposta a um inquérito de avaliação do grau de perceção ao risco sísmico, em www.aterratreme/inquerito. A adesão a esta ação nacional "deve ter em conta as orientações da Direção-Geral da Saúde face aos condicionalismos impostos perante a situação pandémica associada à pandemia de Covid-19".

23.10.2020 | 16h15