Grandes Destaques

QUARTEL ELECTRÃO

Bombeiros batem recorde

PANDEMIA

Em 2020 os bombeiros portugueses atingiram “um máximo histórico” na recolha de pilhas e equipamentos elétricos usados. Mesmo em tempos de pandemia, com todos constrangimentos, o sucesso da 5.ª edição campanha “Quartel Electrão” traduziu-se na recolha de 2029 toneladas de pilhas e equipamentos elétricos usados.
“Este é o valor mais alto registado nas cinco edições desta iniciativa do Electrão – Associação de Gestão de Resíduos” assinala a entidade promotora, adiantando que o resultado mais próximo foi alcançado em 2011, ano em que possível reunir 1802 toneladas destes resíduos.
Pela terceira vez consecutiva, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Amarante vence o primeiro prémio e reforça o parque de viaturas com um veículo ligeiro de combate a incêndios florestais, no valor de cerca de 54 mil euros. Neste quartel do distrito do Porto, ao longo de 2020, foram depositadas um total de 145 toneladas de equipamentos em fim de vida. Os Voluntários da Figueira da Foz, com a recolheu 64 toneladas, alcançaram o segundo lugar e um prémio de cinco mil euros convertíveis em equipamentos de proteção individual (EPI) florestais.
Na cerimónia de entrega de prémios, que decorreu esta quinta-feira, de forma simbólica, online, transmitida no canal Youtube do Electrão, foram, ainda, anunciados os vencedores regionais, uma novidade desta 5.ª edição, que permitiu premiar com 750 euros em cartões pré-pagos de combustível: nas ilhas, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Madalena, que reuniu 32 toneladas; a Sul (Beja e Faro) os Bombeiros de Vila Real de Santo António (47 toneladas); Lisboa e Vale do Tejo (Évora, Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal) os Voluntários de Peniche (52 toneladas); no Interior (Castelo Branco, Guarda e Portalegre) a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres (27 toneladas), alcançou o “Prémio Regional Interior”; no Centro (Aveiro, Coimbra e Viseu) Anadia (52 toneladas), e, finalmente, no Norte (Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real) Lordelo (44 toneladas).
O prémio Novo Aderente, que mobilizou 26 estreantes nesta maratona da reciclagem, foi para Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mértola que assegurou a recolha de 55 toneladas de resíduos e, por isso, recebe, também, 750 euros em cartões pré-pagos de combustível.
Os Bombeiros de Agualva-Cacém, pouparam o ambiente de 2,2 toneladas de pilhas, e os congéneres Marco de Canaveses, de 2,2 toneladas de lâmpadas e, assim sendo, como vencedores nestas categorias, são premiados com 1500 euros em equipamento de proteção.
Esta campanha do Electrão – Associação de Gestão de Resíduos conta desde a primeira edição com o apoio da Liga dos Bombeiros Portugueses.

28.01.2021 | 13h14