Grandes Destaques

LBP PEDE EXPLICAÇÕES

INEM tira dinheiro aos bombeiros para dar a outros

LBP PEDE EXPLICAÇÕES-INEM tira dinheiro aos bombeiros para dar a outros

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) lamenta que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) “se tenha permitido deixar utilizar dinheiro que era destinado aos bombeiros, para a substituição de 75 ambulâncias de socorro”, frisa a confederação em comunicado, após o Jornal de Notícias ter revelado um alegado “rombo” de 90 milhões nas contas do INEM que impediu a renovação das ambulâncias afetas aos bombeiros. Ainda segundo o mesmo diário, “praticamente toda a verba dos saldos de gerência acumulados dos últimos anos pelo instituto foi canalizada para a compra de equipamentos de proteção individual (EPI) e ventiladores para ajudar o Serviço Nacional de Saúde na resposta à pandemia”.
Em nota à comunicação social, a LBP frisa que estava programada e devidamente calendarizada a progressiva substituição das viaturas operadas pelos bombeiros, “muitas delas já obsoletas”, E, assim sendo, a confederação pede explicações e reclama urgência na “reposição das ambulâncias em falta”, No comunicado a LBP (re)lembra que “os bombeiros asseguram cerca de 95 por cento do socorro coordenado pelo INEM”, mas que as contrapartidas que daí recebem só representam o máximo de dois por cento das verbas geridas pelo Instituto”.
Segundo Jaime Marta Soares “é chegada a hora dos bombeiros serem tratados com respeito e à altura da missão que cumprem e não como parentes pobres do sistema”.

27.05.2021 | 11h46