Grandes Destaques

Vacinação COVID-19

Bombeiros incluídos na primeira fase

Generic placeholder image

Afinal os bombeiros serão vacinados contra a covid-19 na primeira fase do programa de vacinação, segundo revelou aos jornalistas o presidente Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) no final de mais um encontro de trabalho com a secretária de Estado da Administração Interna.
"Penso que no primeiro período possam ser vacinados cerca de 12500 bombeiros. Essa é uma perspetiva que está devidamente esclarecida, mas que passará também pela quantidade de vacinas que o País possa importar", disse Jaime Marta Soares, referiu.
Na apresentação da primeira versão do Plano de Vacinação - que se sabe agora terá início a 27 de dezembro -, a LBP lamentou, de imediato, que as autoridades não tivessem considerado "expressamente" que os bombeiros, parecendo a estratégia de combate à pandemia "esquecer quem tem estado ao longo do país na primeira linha da resposta à pandemia com esforço e riscos acrescidos associados".
Contudo Patrícia Gaspar esclareceu que a expectativa do Governo é que entre janeiro e março, ou seja na primeira fase do programa, sejam vacinados mais de 12 dos 30 mil bombeiros que servem Portugal.

19.12.2020 | 13h03