Grandes Destaques

INCÊNDIOS RURAIS

Alerta prolongado

INCÊNDIOS RURAIS-Alerta prolongado

Face à previsão de continuação das condições meteorológicas que se traduzem num significativo risco de incêndio rural, os ministros da Defesa Nacional, da Administração Interna, do Ambiente e da Ação Climática e da Agricultura determinaram o prolongamento da Declaração da Situação de Alerta em 14 distritos do Continente até às 23h59 do dia 18 de agosto.
O Alerta que foi lançado para o período entre as 12h00 de 13 de agosto e as 23h59 de segunda estende-se, assim, até ao final desta quarta-feira nos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu. Estes territórios estão abrangidos por um conjunto medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio.
Não obstante os alertas, o atempado pré-posicionamento de meios nas áreas mais críticas e aposta na robustez do ataque inicial continua a lavrar um fogo de grandes dimensões em Castro Marim que, entretanto, já galgou fronteiras queimando mato e floresta nos concelhos vizinhos de Vila Real de Santo António e Tavira.
Esta manhã mais de 600 bombeiros 209 veículos e seis meios aéreos combatiam as chamas alimentadas pelo vento forte o que, por precaução, determinou a deslocação de mais de meia centena de pessoas suas casas.
Um bombeiro ficou ferido, mas já terá recebido alta hospitalar, nesta ocorrência que já contabiliza avultados danos materiais.

17.08.2021 | 18h20