Grandes Destaques


INCÊNDIOS RURAIS

Alerta laranja para 14 distritos

INCÊNDIOS RURAIS-Alerta laranja para 14 distritos

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural, os ministros da Defesa Nacional, da Administração Interna, do Ambiente e da Ação Climática e da Agricultura determinaram a declaração da Situação de Alerta em 14 distritos do Continente, com início às 12h. de hoje, dia 13 de agosto, prolongando-se até às 23h59 de 16 de agosto, segunda-feira.
Esta decisão surge na sequência da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), ter acionado o alerta especial de nível laranja para os distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu.
Assim, nos próximos dias, vigoram as já conhecidas proibições e restrições na utilização do fogo enquanto todos os meios, dos vários agentes de proteção civil, se encontram em prontidão. Refira-se que desde quinta-feira destacadas equipas para os pontos mais críticos do País, nomeadamente nas regiões do Algarve, Centro e Norte O Grupo de Reforço para Incêndios Florestais (GRIF) do Porto está pré-posicionado em Macedo de Cavaleiros; o GRIF I de Lisboa em Mangualde; o Grupo de Reforço para Ataque Ampliado (GRUATA) I de Lisboa em Castelo Branco; e o GRUATA II de Lisboa em Quarteira.
A Força Especial de Proteção Civil colocou uma brigada de combate a incêndios em Barranco do Velho, Faro e uma outra de análise e uso do fogo, na Base de Apoio Logístico (BAL) de Quarteira.

Sofia Ribeiro
13.08.2021 | 11h08