Grandes Destaques

Socorro pré-hospitalar

Bombeiros assinam novo acordo com INEM

SOCORRO PRÉ-HOSPITALAR-Bombeiros assinam novo acordo com INEM

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) assinou um novo acordo com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e com Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que estabelece, com os bombeiros, novas regras para a prestação do socorro pré-hospitalar. A cerimónia que decorreu, no dia 4, na sede do INEM, em Lisboa, foi presidida pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e contou com as presenças dos presidentes da LBP, Jaime Marta Soares, do INEM, Luís Meira, e da ANEPC, José Duarte Costa.
"É bom lembrar nesta ocasião que os bombeiros garantem cerca de 90 % de todo o serviço de emergência pré-hospitalar em Portugal", lembra a confederação em nota à comunicação social, assinalando que "o novo acordo poderá não ser o ideal, que não é, contudo, é o possível ao momento para definir novas regras e compensações que cubram pelo menos os custos diretos suportados pelos bombeiros na prestação desse serviço em todo o território continental".
Registe-se este acordo resulta um ano de "intensas e difíceis negociações entre o INEM e a LBP, com a participação da ANEPC", frisa a confederação para depois sublinhar que este acordo carecia "há muitos anos" de atualização com custos elevados para os bombeiros obrigados a suportar boa parte das despesas do socorro sem o justo ressarcimento.
"O acordo anterior poderá ter sido bom em tempos, mas passaram-se muitos anos sem que tivesse sido revisto, não obstante, a par disso, todos os custos terem aumentado sem parar, seja combustíveis, manutenção e reparação de viaturas, oxigénio, consumíveis ou vencimentos dos tripulantes", reforça a nota da LBP.
O período pandémico que agora estará a terminar "só contribuiu para o agravamento da situação, uma vez que foram os Bombeiros que garantiram, e garantem, a esmagadora maioria dos serviços de transporte de doentes suspeitos de Covid-19", e também por isto "urgia um novo acordo materializado na reposição e revisão das obrigações do INEM para com os bombeiros, mesmo se só em parte ficarão totalmente satisfeitas" pode ler-se na mesma comunicação que termina esclarecendo que "há cerca de nove anos a LBP reivindica a revisão ora conseguida".

06.10.2021 | 11h33