Grandes Destaques

DISTINÇÃO

Jaime Marta Soares agraciado pelo Governo

DISTINÇÃO-Jaime Marta Soares agraciado pelo Governo

Na sessão de abertura do 44.º congresso da Liga dos Bombeiros Portugueses, o ministro da Administração Interna agraciou o comandante Jaime Marta Soares a medalha de mérito de proteção e socorro, no grau ouro e distintivo laranja. A distinção testemunhada por uma vasta plateia, no salão do CNEMA mereceu uma forte ovação, reflexo do reconhecimento público da entrega e da dedicação à causa pública, em particular aos bombeiros portugueses que serve com zelo e acesa militância há mais meio século.
No despacho do louvor assinado por Eduardo Cabrita pode ler-se: “O Comandante Jaime Carlos Marta Soares exerceu o cargo de presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses entre 2011 e 2021 com profundo sentido de missão, ao serviço dos bombeiros portugueses e do País. Sob a sua liderança, a Liga dos Bombeiros Portugueses reforçou a sua intervenção na reforma do sistema de proteção civil, enquanto veículo das justas ambições das estruturas das associações e corpos de bombeiros.
O Comandante Jaime Marta Soares, figura indissociável dos bombeiros portugueses, sempre pugnou, com determinação, frontalidade e lealdade institucional, pela dignidade dos mesmos, defendendo o fortalecimento das condições materiais e operacionais com que tantas mulheres e homens, em grande medida voluntários, atuam para defesa das pessoas, do património e do ambiente.
Durante a sua presidência, os bombeiros viram reforçados os seus direitos sociais, tendo o Comandante Jaime Marta Soares e a Liga dos Bombeiros Portugueses assumido um papel determinante para que o Fundo de Proteção Social do Bombeiro possa desempenhar cabalmente a sua função. De igual forma, foi determinante no processo de progressivo alargamento da cobertura nacional das equipas de intervenção permanente, assegurando em permanência e com eficácia o socorro às populações. Ao longo dos seus mandatos, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses pautou a sua conduta em prol do desenvolvimento da formação ministrada aos bombeiros através da Escola Nacional de Bombeiros e da reformulação do respetivo modelo organizacional, bem como da oferta de ensino e formação profissionais nas áreas dos bombeiros e da proteção civil.
Detentor de uma longa carreira e de uma vasta experiência profissional enquanto bombeiro no Corpo de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares, o Comandante Jaime Marta Soares é um exemplo de dedicação, abnegação e serviço à causa pública que, por certo, inspira as novas gerações que pretendem servir o próximo enquanto bombeiros. Dotado de um profundo sentido de Estado, o Comandante Jaime Marta Soares soube conjugar a sua profunda dedicação aos bombeiros com o exercício de relevantes serviços ao País enquanto dirigente partidário, autarca e deputado, bem como no associativismo desportivo.
A honra e lustre que conferiu à Liga dos Bombeiros Portugueses e a leal colaboração com as autoridades na definição das políticas no âmbito da proteção civil fazem o Comandante Jaime Marta Soares credor de público louvor e reconhecimento. Assim, nos termos e ao abrigo do n.º 1 do artigo 4.º do Regulamento de Concessão da Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, aprovado pela Portaria n.º 980-A/2006, de 14 de junho, concedo a Jaime Carlos Marta Soares a medalha de mérito de proteção e socorro, no grau ouro e distintivo laranja”.

04.11.2021 | 12h55