Grandes Destaques


LIGA DOS BOMBEIROS PORTUGUESES

António Nunes sucede a Jaime Marta Soares

LIGA DOS BOMBEIROS PORTUGUESES-António Nunes sucede a Jaime Marta Soares

António Nunes sucederá a Jaime Marta Soares na presidência da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), assim o decidiram os quase 700 participantes com direito a voto no 44.º congresso da confederação que se realizou no dia 30 de outubro no (CNEMA), em Santarém.
Assim, a lista A venceu com 416 votos contra os 249 da lista B, liderada pelo comandante António Carvalho. A equipa de António Nunes assegurou 62,6% e a lista B 37,4%, num sufrágio que registou, ainda, 16 votos brancos e três nulos.
António Nunes, norteado pelo lema "unir, representar, defender", compromete-se com a "mudança" escorada no "início de um novo ciclo na representação e defesa dos bombeiros".
O sucessor de Jaime Marta Soares tem 67 anos é licenciado em Economia, preside ao Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), foi presidente e inspetor geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), diretor geral de Viação Diretor Financeiro da Camara Municipal de Sintra, Chefe de Divisão de Planeamento e Controlo do Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT). No setor, António Nunes desempenhou funções de Inspetor Superior de Bombeiros, subinspetor geral e presidente da Proteção Civil Nacional e ainda de forma complementar como docente universitário nas disciplinas de Gestão de Emergência e Sistemas de Proteção Civil. No currículo de António Nunes constam ainda as funções de 2.º comandante dos Voluntários da Ajuda e de presidente da assembleia geral da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Oeiras.
Integram a equipa de presidente António Nunes, no Conselho Executivo, os vices Carlos Jaime Fonseca Santos (AHBV Dafundo), Marco Filipe Simão Martins (AHBV Óbidos), Emanuel José Guedes dos Santos (AHBV Ermesinde), Eduardo Osvaldo Louro da Silva Correia (AHBV Sul e Sueste – Barreiro), Rui Sousa Dias Rama da Silva (AHBV Cascais) e ainda os secretários Guilherme Luís Neves Isidro (AHBV Ourém), Nuno André Monteiro Coelho Chaves (AHBV Flavienses), Clemente Joaquim Martins Mitra (AHBV Cacilhas), Marco Alexandre Duarte Alegre (AHBV Pampilhosa da Serra) e José António Maciel Beleza Ferraz (AHBV Barcelinhos).
A Mesa dos Congressos é presidida por Luís António Vicente Gil Barreiros (AHBV Gouveia), coadjuvado pelo vice-presidente Hélder João Pereira dos Santos (AHBV Lamego) e pelos secretários António José da Cruz (Município Viana do Castelo), Victor Joaquim Antunes Marques da Silva (AHBV Castro Verde) e João Carlos Gouveia Venceslau (AHBV Macedo de Cavaleiros).
O Conselho Fiscal é composto pelo presidente Luís Manuel Campos Elias (AHBV Trofa), o vice-presidente Victor Manuel Machado Ferreira (AHBV Vale de Cambra) e a secretária Maria Cristina Costa Escórcio (AHBV Loures).
Por fim, representam o Conselho Jurisdicional o presidente José António Bento Marques (AHBV Sintra), a vice-presidente Maria José Machado Gonçalves (AHBV Riba de Ave) e o secretário Mário Pacheco Costa (AHBV Aljezur).
A tomada de posse dos órgãos sociais da LBP para o quadriénio 2022-2025 deverá decorrer por sugestão do presidente eleito "a Norte" nos primeiros dias de janeiro do próximo ano.

Sofia Ribeiro
03.11.2021 | 13h47