Grandes Destaques

SOCORRO PRÉ-HOSPITALAR

Bombeiros saúdam com exigências

PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO-Fevereiro, mês dos bombeiros

No dia em que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) assinala 40 anos de existência, a Liga dos Bombeiros Portugueses saúda a efeméride, mas "lembra também a entidade que lhe deu origem há 50 anos, o Serviço Nacional de Ambulâncias (SNA)".
Em comunicado à comunicação social, a confederação sublinha que estas "duas entidades que se sucederam tiveram, desde sempre, os bombeiros como os principais parceiros".
"Como no passado, hoje em Portugal os bombeiros são responsáveis por 90/95 por cento do socorro pré-hospitalar a solicitação dos centros de orientação de doentes urgentes (CODU) do INEM", frisa a LBP, relembrando "uma parceria antiga, mas atual, porquanto, em função da evolução que foi ocorrendo nas competências e conhecimentos acerca da prestação do socorro pré-hospitalar os bombeiros estiveram sempre e continuam a estar na primeira linha dessa formação e treino".
Aproveitando o ensejo da passagem da efeméride, a confederação reitera "a determinação em concluir a brevíssimo trecho o acordo com o INEM", esclarecendo que o documento terá de ressarcir os bombeiros "dos custos reais do serviço que prestam – do qual se orgulham" – mas que e que "a LBP tem teimado em concluir".
Passado meio século da colaboração dos bombeiros, primeiro, com o SNA, e segundo, com o INEM, a LBP "saúda todos os dirigentes e colaboradores de ambos recordando, em especial, a figura do cardiologista Rocha da Silva, primeiro presidente do SNA e grande incentivador da participação dos bombeiros no sistema".

03.08.2021 | 16h45