Grandes Destaques

VIANA DO CASTELO

Distrito ganha primeira ULF

VIANA DO CASTELO-Distrito ganha primeira ULF

Dentro de pouco tempo estará em funcionamento, em Paredes de Coura, aquela que é primeira Unidade Local de Formação (ULF) no distrito de Viana do Castelo, conforme anunciou, recentemente, Germano Amorim, o presidente da federação local de bombeiros.
Esta nova estrutura "vem preencher uma lacuna" tendo em conta as crescentes exigências em matéria de formação. Por outro lado, o dirigente salienta a importância de acrescentar proximidade a estes polos para que seja possível aos bombeiros na sua maioria voluntários, conciliar esta carreira com a atividade profissional.
"Sem esta ULF, os operacionais de Viana dos Castelos teriam de continuar a deslocar-se às instalações da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) ou, em alternativa, a outros locais que já dispõem desta valência, o que constitui a maioria das vezes uma logística complicada, assinala Germano Amorim ao jornal Bombeiros de Portugal. Segundo números divulgados pelo presidente da federação existem atualmente neste distrito cerca de 600 elementos no quadro ativo, contudo "o número total de voluntários atinge os 1500".
"Cada vez mais, toda a ação pressupõe formação e competências para garantir a eficácia da intervenção", frisa o presidente da federação.
Orçado em 100 mil euros este complexo resulta de uma parceria das 10 autarquias do distrito, sendo que a gestão da ULF será entregue à Federação dos Bombeiros do Distrito de Viana do Castelo, servindo, assim, os 12 corpos de bombeiros deste território, mas também outros congéneres que, pela proximidade ou especificidade da formação, queiram aprofundar conhecimentos e reforçar preparação. A federação pretende, ainda, "rentabilizar o espaço, assegurando formação às empresas da região nas áreas de proteção e segurança", As Unidades Locais de Formação, lançadas em 2009 pela ENB, visam "minimizar a deslocação dos bombeiros à escola para obtenção de formação, rentabilizando a formação ministrada com menores custos para todos os intervenientes, na maioria voluntários, proporcionando-lhes horários de formação compatíveis com as suas atividades profissionais".
Nestes polos são ministrados os cursos de aperfeiçoamento técnico e de acesso à carreira de bombeiro.
A ULF de Viana do Castelo fica a cerca de 2,5 quilómetros do centro de Paredes de Coura e com acesso pela Estrada Nacional (EN) 306, "num local afastado de edificações, com envolvente florestal e pontos de água".

01.10.2021 | 12h27