Grandes Destaques

Três em quatro estão vacinados

COVID-19-Três em quatro estão vacinados

Dados fornecidos à comunicação social pelo comandante nacional de emergência e proteção civil, André Fernandes, revelam que três em cada quatro bombeiros têm a vacinação completa contra a covid-19. Segundo a mesma fonte dos mais de 23.800 operacionais contemplados pelo plano de inoculação, 83% receberam a primeira dose e 76% as duas.
André Fernandes avança mesmo com outros números, sustentados na monotorização diária de casos nos quartéis nacionais, dando conta que 366 corpos bombeiros estão a 100% não havendo por isso registo de infeções, enquanto em 68 estão identificados casos, mas em números que não comprometem a normal atividade operacional.
Ainda assim, a ANEPC estabeleceu que em situações agudas de contágio possam ser alocados recursos externos para que o socorro não fique a descoberto em nenhum ponto do País. O mesmo responsável referiu que a estratégia de prevenção de contágios que vigorou o ano passado para os elementos mobilizados para o dispositivo de combate a incêndios e para operações de socorro, foi readaptada a uma nova realidade que inclui um já avançado processo de vacinação.
Pelo segundo ano consecutivo, a proteção civil no geral e os bombeiros em particular enfrentam o enorme desafio de conciliar a época crítica de incêndios com a resposta a pandemia de covid-19, sem prejuízo de todas as outras ocorrências.

01.07.2021 | 15h29