Grandes Destaques

PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO

Fevereiro, mês dos bombeiros

PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO-Fevereiro, mês dos bombeiros

Depois da polémica que vai marcando a 1.ª fase do programa nacional de vacinação para a covid-19, envolvendo personalidades e entidades várias, entre os quais o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), começa no início da segunda semana de fevereiro, a inoculação dos bombeiros que estão, desde o primeiro momento, no combate à pandemia.
Importa salientar que a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) assumiu-se como arauto de um movimento nacional que exigia justiça na definição de prioridades. O processo avança agora com a vacinação de um total de 14.904 operacionais de todos os quartéis de País.
Em circular enviada às federações, associações e corpos de bombeiros, a confederação avança que "o processo de vacinação do primeiro grupo de bombeiros portugueses terá início na próxima semana, após a chegada a Portugal desse lote de vacinas no domingo, 7 de fevereiro".
Segundo informação prestada a Jaime Marta Soares pelo coordenador da task force para o Plano de Vacinação Nacional contra a covid-19, Francisco Ramos, a vacina começa por ser administrada em 50 em agrupamentos de centros de saúde (ACES). Na mesma comunicação a LBP esclarece que "na semana seguinte, a vacinação será alargada a mais uma dezena ACES", sendo que, até ao final do mês estarão envolvidas no programa "100 dessas estruturas do Ministério da Saúde".
"Se porventura não houver mais falhas ou percalços", regista a confederação, "fica assim concluída a primeira fase de vacinação", adiantando estar "a encetar todos os esforços para que as fases seguintes ocorram no mais curto espaço de tempo".
A terminar esta nota, a liga reitera "que nunca foi este o tempo nem o modo como defendeu que se efetuasse este processo junto do Ministério da Saúde e da própria task force", frisando ter, sempre, preconizado que "a vacinação já deveria ter ocorrido" para todos bombeiros "e não de forma faseada como acabará por acontecer".

03.02.2021 | 11h25