ENB

Formação em Segurança na Supressão de Incêndios Rurais

• ENB-Formação em Segurança na Supressão de Incêndios Rurais
O Curso de Segurança na Supressão de Incêndios Rurais (CSSIR), desenvolvido pela Escola Nacional de Bombeiros (ENB), integra o Plano Nacional de Qualificação dos Agentes do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) para o ano de 2021.
Esta ação, disponível na plataforma de e-learning da ENB, pretende capacitar, ao nível da segurança nas operações de supressão em incêndios, os diversos agentes do SGIFR, que participam no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), nomeadamente elementos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, dos corpos de bombeiros, das Forças Armadas, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Guarda Nacional Republicana - Unidade de Emergência de Proteção e Socorro, dos Sapadores Florestais e a Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais, I.P., que promove esta formação.
Este curso à distância, segundo a ENB, está desenvolvido "de forma atrativa e dinâmica", comtemplando muitas fotografias, grafismo e vídeos, numa tentativa clara de facilitar a aprendizagem, pretendendo-se que o operacional relembre a generalidade da matéria e ainda que adquira novos conhecimentos.
O tempo necessário para cada operacional realizar o curso dependerá do desenvolvimento pessoal e dos conhecimentos prévios sobre a matéria, e prevê-se que seja ajustado em função da leitura, estudo dos conteúdos e resolução das questões e exercícios por cada pessoa. O tempo máximo previsto para realização do curso é de oito horas. Após conclusão, com sucesso, os participantes recebem um certificado, emitido de forma automática.
Desde que começou a formação de forma mais alargada, no dia 21 de julho, já se inscreveram 11.314 operacionais. Para mais informações e inscrições, os interessados devem contactar o comandante do respetivo Corpo de Bombeiros.

30.09.2021 | 11h58