NOVO MANUAL

Saúde psicológica em contexto de emergência

• NOVO MANUAL-Saúde psicológica em contexto de emergência
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) acabam de apresentar o manual "Covid-19: Os Bombeiros e a Saúde Psicológica em Tempos de Pandemia".
Esta "ferramenta de suporte" para que os bombeiros possam, de forma simples e prática, conhecer diferentes estratégias para fortalecer a resiliência e lidar com o stresse, não só em tempos de pandemia, mas também em outros contextos de emergência. No manual, que está disponível online, são apresentadas estratégias que podem ser adotadas para prevenir doenças do foro psicológico e promover a saúde dos operacionais que enfrentam níveis de exigência física e emocional muitas vezes extremos.
Os bombeiros estão na linha da frente e em várias frentes nomeadamente no transporte de doentes, urgentes e não urgentes, de pessoas infetadas com Covid-19, bem como na resposta a outras emergências que surgem todos os dias. A natureza do trabalho destas mulheres e destes homens coloca-os numa posição de risco, aumentando a sua vulnerabilidade ao vírus e a problemas de saúde psicológica que decorrem dessa exposição, por exemplo, ansiedade, medo de ser contaminado ou de contaminar familiares e amigos, sintomas depressivos, problemas de sono ou burnout.
Estas situações, por seu turno, têm um impacto significativo na forma como estes profissionais desempenham a sua missão, e assim sendo, os promotores da iniciativa, disponibilizam um conjunto de informações e orientações sobre saúde psicológica para apoio específico aos bombeiros, que podem também ser adequadas para todos os operacionais com funções semelhantes.

30.09.2021 | 11h24