BATALHA

Município planeia resposta

• BATALHA-Município planeia resposta
O salão nobre dos Paços de Concelho da Batalha recebeu entidades várias com intervenção na área dos incêndios rurais para um encontro de trabalho que visa de "planear e sensibilizar" para esta matéria.
A reunião promovida pela câmara municipal em parceria com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, contou com a presença de representantes dos bombeiros, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Guarda Nacional Republicana (GNR), bem como do Serviço Municipal de Proteção Civil, do Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e autarcas.
Na ocasião foi apresentado um projeto inovador de constituição de uma equipa de vigilância e supressão inicial de incêndios rurais no concelho, uma proposta estratégica do comando dos Bombeiros Voluntários da Batalha que terá o apoio da autarquia.
Nesta sessão, foram abordadas as questões de planeamento e sensibilização desta problemática, nomeadamente no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), passando necessariamente por situações tão diversas como a logística, referenciação dos pontos de água, operações de fogo controlado e os programas de Aldeia Segura e Pessoas Seguras.
Viviane Ascenso, comandante operacional municipal, deu a conhecer o Plano Operacional Municipal e o sistema de videovigilância florestal intermunicipal.
Paulo Batista Santos, presidente da autarquia, a propósito deste encontro defendeu que "a coordenação de meios e a articulação de recursos constituem uma ajuda preciosa na eficácia da prevenção de fogos e no sucesso das operações de combate".

23.04.2021 | 10h17