CASCAIS

Orçamento Participativo gera economias

• CASCAIS-Orçamento Participativo gera economias
O valor final da requalificação da área operacional do quartel dos Bombeiros Voluntários de Cascais e da inovação tecnológica "Smart Rescue" dos mesmos ascendeu a 700 mil euros.
Para assinalar a conclusão das duas intervenções comtempladas no Orçamento Participativo (OP) de Cascais de 2018 e 2019 o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, descerrou duas placas alusivas no interior do quartel.
Qualquer das intervenções permitiu à partida alcançar grande economia de recursos financeiros e energéticos. No primeiro caso, foi possível substituir a quase totalidade das janelas por outras com vidro duplo, remodelar as camaratas e todos os balneários bem renovar duas salas de formação.
Foram instalados quase duas centenas de painéis fotovoltaicos e solares que geraram grande economias."Se não está fácil aumentar as receitas ao nível que desejamos para já estamos a reduzir as despesas e com isso a garantir mais sustentabilidade à associação", defende o vice-presidente da direção, Vitor Neves.
Os painéis fotovoltaicos, além de reduzir o consumo energético estão a permitir também injetar energia na rede.
A segunda intervenção, na área da inovação tecnológica, permitiu substituir toda a rede informática e outros equipamentos por novos que permitem alcançar novos patamares ao nível do tratamento da informação e da gestão da instituição. Ao mesmo tempo permitiu dotar as salas de formação com equipamento adequado a novas funções.
Além de Carlos Carreiras, estiveram também presentes, o presidente da Assembleia Municipal de Cascais, Pedro Mota Soares, os vereadores Joana Balsemão e Frederico Nunes, o presidente da União de Freguesias de Cascais Estoril bem como outros autarcas e responsáveis pela proteção civil municipal.

21.02.2021 | 14h35