Destaques


A TERRA TREME

Exercício público sensibiliza para o risco sísmico

  • A TERRA TREME-Exercício público sensibiliza para o risco sísmico
Está agendado para o próximo dia 5 novembro, às 11h05, mais um exercício nacional "A terra treme" uma organização da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que visa alertar para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.
Esta ação tem a duração de apenas um minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os três gestos que salvam: baixar, proteger e aguardar.
Todos "podem e devem participar" individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem. E para que os promotores possam acompanhar os participantes em todo o Pais, são convidados a registar o momento e coloca-lo em espaço próprio no site "A Terra Treme", no qual está disponibilizada toda a informação.
E porque "todos somos proteção civil" a ANEPC convida a comunidade a conheça ou a relembrar os procedimentos a adotar antes, durante e depois de um sismo bem como a divulgar a iniciativa junto da família, amigos e colegas de trabalho.
Registe-se que muitas áreas do globo são propensas a estes fenómenos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Tendo em conta que podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, por isso estar devidamente preparados para enfrentar uma situação desta natureza.

Sofia Ribeiro
19.10.2021 | 16h01