LBP

Presidente reunido com Patriarca

• LBP-Presidente reunido com Patriarca
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reuniu-se com o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, para lhe "dar conta das principais preocupações que envolvem os bombeiros".
Em nota à comunicação social, Jaime Marta Soares, assinala que o prelado reconheceu o papel dos bombeiros que não se esgota "nos incêndios florestais, longe disso, e que os tornam parceiros fundamentais na solidariedade de que as populações tanto necessitam".
O encontro serviu, de igual forma, para um balanço relativo aos fogos rurais deste ano e ao trabalho desenvolvido, ou não, na gestão e ordenamento florestal no pós-tragédia de 2017. Na oportunidade, D. Manuel Clemente manifestou a preocupação sobre o risco e o impacto social destes acontecimentos.
No âmbito da pandemia, Jaime Marta Soares e o prelado falaram do esforço desenvolvido pelos bombeiros nesse período e analisaram as sequelas deixadas "nos próprios, nas suas famílias e nas associações".
O "inestimável" papel social dos bombeiros", foi outra das temáticas abordada e valorizada "como último reduto de que muitos cidadãos dispõem e que os torna fundamentais no exercício da solidariedade e no apoio às populações", missão essa que "ultrapassa largamente atribuições dos bombeiros que ainda assim não deixam de ser pilar importante que permite que os cidadãos contactam com o mundo exterior e até prevenir situações de solidão ou abandono", conforme é salientado no texto enviado às redações pela confederação, que salienta ainda "o afetuoso acolhimento" do Patriarca de Lisboa.

18.10.2021 | 13h56