UM DESAFIO QUE SE REPETE

Liga dos Bombeiros Portugueses completa 91 anos

• UM DESAFIO QUE SE REPETE-Liga dos Bombeiros Portugueses completa 91 anos
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) completa a 18 de agosto, 91 anos de existência.
Ela foi criada para congregar e representar em uníssono e institucionalmente todos os Bombeiros Portugueses.
Foi criada por associações e corpos de bombeiros, muitos deles que então ainda davam os primeiros passos, que são hoje centenários e que continuam a ser historicamente matrizes e modelos de resiliência e capacidade de evolução, resiliência no sentido da sua sobrevivência em termos económicos, capacidade de evolução no sentido de acompanhar e aplicar as mais modernas técnicas de apoio e socorro às populações.
É comum apelidar com carinho os idosos como os jovens há mais tempo, designação que assenta bem, quer em relação à LBP, quer às associações e corpos de bombeiros que sabiamente lhe deram origem.
Na altura, a intenção era reforçar laços, reforçar objetivos comuns e poder, a uma voz só, dialogar, negociar e até, se necessário litigar, em prol dos bombeiros e das populações por eles servidas.
As associações e corpos de bombeiros nasceram da vontade incontornável das suas comunidades locais. Vontade e necessidade que hoje, tal como no passado, continua atual e imperativa. A LBP nasceu do mesmo modo, resultante da vontade comum e consonante das associações e corpos de bombeiros.
Hoje, em 2021, como nunca, a missão da LBP continua atual como se tem provado e demonstrado, quer no debate e negociações com as entidades públicas bem com o Governo, quer no processo de reorganização interna e reestruturação estatutária e institucional.
Quando se comemoram 91 anos sobre a fundação da LBP enviamos um forte abraço de saudação a todas as mulheres e homens Bombeiros, Dirigentes e Comandos que ao longo desse tempo longo e proveitoso têm contribuído para o afirmar da instituição, prosseguindo hoje, como no passado, na prossecução da nobre missão de socorrer.

17.08.2021 | 17h12