DECIR

Gratidão e reconhecimento

• DECIR-Gratidão e reconhecimento
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, enviou uma mensagem de agradecimento a todos os agentes e entidades que integraram este ano o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).
"Agradecer aos agentes de proteção civil, entidades cooperantes e autarquias é, mais do que uma obrigação institucional, a expressão de um sentimento genuíno de gratidão e de reconhecimento por uma classe que encerra em si alguns dos valores que mais caracterizam a nossa sociedade", designadamente "a solidariedade, o espírito de entreajuda e a entrega a uma causa maior", assinalou Eduardo Cabrita, evocando a memória dos dois bombeiros que morreram em Vinhais no mês de julho.
Com o DECIR 2021 a terminar duas semanas depois do previsto devido às previsões meteorológicas, o ministro fez questão de reconhecer que todos, sem exceção, "elevaram-se mais uma vez e permitiram, graças à sua abnegada atuação e ao profissionalismo nas intervenções levadas a efeito, que nos possamos situar no ano com o valor mais reduzido em número de incêndios e o segundo valor mais reduzido de área ardida, desde 2011".
Foi mesmo "graças a uma primeira intervenção musculada e eficaz, assente, na sua esmagadora maioria, nos Corpos de Bombeiros, nas equipas helitransportadas da Guarda Nacional Republicana e nas Equipas de Sapadores Florestais, que mais de 80% das ocorrências registadas apresentam uma área ardida inferior a 1ha", reconheceu o governante.
Na nota enviada à comunicação social, Eduardo Cabrita manifestou, igualmente um "sincero obrigado e uma singela, mas sentida mensagem de parabéns, pela forma exemplar como dignificaram o vosso nome no âmbito de uma missão de enorme complexidade e pelo contributo prestado a um desiderato de dimensão verdadeiramente nacional".

04.11.2021 | 10h24