Presidência da República

Passado presente e futuro merecem reflexão

• PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA-Passado presente e futuro merecem reflexão
Por ocasião do Dia do Bombeiro Português, em nota publicada no sítio web da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa assinalada que efeméride deve ser assinalada "não apenas como um momento de comemoração, mas também como um momento de reflexão". E, assim sendo começa por evocar o passado relembrando "a génese dos corpos de bombeiros em Portugal data de 1395, implementada então por Carta Régia de D João I, e que desde então, muitos foram aqueles que se dedicaram ao serviço à comunidade, mesmo com o sacrifício das suas vidas", regressando depois ao presente para prestar "tributo às mulheres e homens que com permanente generosidade, altruísmo e disponibilidade, se prontificam diariamente, para fazer parte de uma missão maior, e deixando um particular agradecimento relativo ao contributo dos corpos de bombeiros, no superar da atual crise pandémica". Já sobre o futuro o chefe de Estado considera que "os bombeiros de amanhã querem-se mais e melhor capacitados, qualificados e preparados, para melhor servir e proteger o próximo, dentro do quadro de tarefas que lhes são conferidas".
Marcelo Rebelo de Sousa termina a mensagem a "endereçar às bombeiras e bombeiros de Portugal, uma palavra de encorajamento, tenacidade e confiança, tendo em consideração o período que se avizinha".

01.06.2021 | 15h08