EQUIPAS ESPECIALIZADAS

Cerca de meio milhar reforçam resposta

• EQUIPAS ESPECIALIZADAS-Cerca de meio milhar reforçam resposta
O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou, este fim de semana, que, em todos os distritos do território continental, um total de 496 equipas especializadas de bombeiros voluntários, reforçam "as operações de apoio na área da saúde pública e a resposta à pandemia".
O Decreto que regulamentou o Estado de Emergência, de 14 de janeiro, "veio também determinar a operacionalização deste dispositivo permanente, alargando a sua atuação à assistência às operações no âmbito do plano de vacinação contra a covid-19".
As designadas equipas PonCov, criadas por despacho da Secretária de Estado da Administração Interna, do passado mês de novembro, têm como missão o apoio, o socorro e o transporte de doentes, com a afetação, em permanência, de uma ambulância de socorro e respetiva tripulação, 24 horas por dia, sete dias por semana.
Segundo o MAI, na Região Norte estão criadas 135 equipas especializadas, na Região Centro, 169; Lisboa e Vale do Tejo, 108 equipas; no Alentejo, 63 e no Algarve.
Esta medida implica o pagamento, às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, de 85 euros diários por cada veículo, valor que é suportado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Segundo comunicado do MAI, estas equipas traduzem um investimento mensal "de cerca de 1,3 milhões de euros".
O Ministério da Administração Interna sustenta que estas equipas especializadas, permitem "reforçar a resposta operacional dos corpos de bombeiros perante o agravamento da situação epidemiológica", mas, também, fortalecer "a capacidade financeira" das associações humanitárias.

01.02.2021 | 11h30