quinta-feira,

DÍVIDAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretário de Estado define prioridades

01/06/2019 10:59:56

Uma delegação da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), composta pelo presidente, comandante Jaime Marta Soares, e pelo vice-presidente Rodeia Machado, foi por solicitação da confederação recebida, pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, para analisar entre outras questões que ao setor importam, as dívidas do Serviço Nacional de Saúde às associações de bombeiros voluntários.

No início da reunião, os dirigentes da LBP fizeram notar ao secretário de Estado “a gravidade da situação apontando que o valor global da dívida corresponde, neste momento, a cerca de 28 milhões de euros”.

No decorrer do encontro, Jaime Marta Soares e Rodeia Machado reclamaram da “urgência da revisão da tabela de preços em vigor para o transporte de doentes não urgentes, já que esta não tem acompanhado os sucessivos aumentos dos custos associados a esse serviço.

SAÚDE_DÍVIDAS.jpg

Na oportunidade, o secretário de Estado afirmou o compromisso do pagamento prioritário às associações de bombeiros dos montantes em dívida com verbas a transferir com urgência para os vários hospitais e outros organismos do Ministério da Saúde.

Na mesma reunião, Francisco Ramos acolheu a proposta dos dirigentes da LBP para a criação de um grupo de trabalho que analise e proponha as “alterações urgentes e necessárias à tabela de preços associada ao transporte de doentes não urgentes que careçam de apoio especializado, nomeadamente acamados e outros”, conforme informa a confederação em comunicado.