PUB

Capa do jornal "Bombeiros de Portugal"

Director: Rui Rama da Silva

segunda-feira,

10/12/2018

22:39

#TUDOproQUARTEL

Quartel Electrão arranca já este mês

09/11/2018 11:08:45

logo.quartel.jpg

Electrao1.jpgA Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (Amb3E) acaba de apresentar a quarta edição do Quartel Electrão, iniciativa visa a maximização da Rede Electrão nos quartéis dos corpos de bombeiros voluntários aderentes, tornando-os ponto de recolha de equipamentos elétricos e de pilhas e acumuladores usados. As corporações que recolherem a maior quantidade de resíduos serão recompensadas com vários prémios. As inscrições para esta ação decorrem até 30 de novembro e o período de recolha de resíduos estende-se de 1 de dezembro a 30 de abril de 2019. 

O apresentador e locutor Pedro Fernandes juntou-se, este ano, à campanha que assenta em dois objetivos: alertar a população para a necessidade de reciclar corretamente os equipamentos elétricos e de pilhas e acumuladores usados e realçar o papel dos Bombeiros Voluntários enquanto agentes de apoio às comunidades locais. 

Com o mesmo fundamento, o Corpo Nacional de Escutas surge também como um novo parceiro do projeto, com a missão de sensibilizar a população, ajudando, assim, os bombeiros na recolha do máximo de resíduos ao longo do tempo da campanha. 

Este ano o corpo de bombeiros que recolher “a maior quantidade de resíduos em peso, e em termos absolutos”, será premiado com uma ambulância de transporte de doentes. O quartel que assegurar a 2.ª maior recolha receberá 2500 euros em equipamento de proteção individual florestal, tal como os participantes que recolherem mais pilhas e acumuladores e lâmpadas usadas.

“Esta é uma ação que tem tido um enorme sucesso nos últimos anos, em que temos conseguido sensibilizar as comunidades locais para contribuírem para as corporações de bombeiros da sua área de residência, assim como para o correto encaminhamento de equipamentos elétricos, pilhas e acumuladores em fim de vida.” explica Pedro Nazareth, diretor geral da Amb3e. 

Recorde-se que o Quartel Electrão conta já com três edições de sucesso, tendo recolhido um total de 3950 toneladas de equipamentos elétricos e 30 toneladas de pilhas e acumuladores usados. Na soma de todas as edições foram entregues três ambulâncias, contabilizando mais de 150 mil euros em prémios atribuídos a vários corpos de bombeiros.

Registe-se que a Amb3E é a entidade gestora de resíduos líder na gestão dos equipamentos elétricos, eletrónicos e pilhas usadas. Criada em 2006, tem hoje 66 porcento de quota de mercado e presta serviços de gestão de resíduos a mais de 1500 agentes económicos do setor elétrico e eletrónico. 

A Rede Electrão, tem cerca de 2500 pontos de recolha em todo o País que, em 12 anos, já receberam mais de 400 mil toneladas de resíduos. Em agosto de 2017 a Amb3E obteve a terceira licença de atividade para gestão de resíduos de embalagens, permitindo-lhe vir a disponibilizar um serviço integrado na gestão de três fluxos de resíduos: equipamentos elétricos, pilhas e embalagens. 


PUB