segunda-feira,

23/10/2017

NOVOS PEM/INEM

Presidente da LBP defende acerto do passo

04/10/2017 16:30:10

ARUD34.JPG

“O caminho faz-se caminhando mas importa acertar o ritmo do passo” lembrou o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), em Arruda dos Vinhos, na cerimónia de assinatura de protocolos de constituição de mais três novos postos de emergência médica (PEM/INEM) em associações de bombeiros e de renovação de 37 viaturas existentes em outras associações e corpos de bombeiros. Doze destas viaturas teriam já mais de 12 anos de utilização intensiva.

Os novos PEM passam a funcionar nos Bombeiros Voluntários de Carcavelos e S. Domingos de Rana, Lordelo e Trafaria.

O secretário de Estado, por seu turno, reconheceu o mérito do trabalho diário dos bombeiros no pré-hospitalar, apontando que “são a parte fundamental do SIEM” e defendeu a valorização do diálogo entre INEM e LBP.

ARUD25.JPGA cerimónia decorreu nos Bombeiros Voluntários de Arruda dos Vinhos, foi presidida pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, e, além do presidente da LBP, contou ainda com as presenças do presidente do INEM, Luis Meira, e do presidente da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, André Rijo.

O comandante Jaime Marta Soares saudou o patamar de entendimento que foi possível alcançar recentemente com o INEM e que está na base da concretização do plano de instalação de pelo menos um PEM em cada concelho, a criação de novos PEM e o arranque efetivo da renovação das ambulâncias instaladas nas associações e corpos de bombeiros. A necessidade de reforçar a formação efectiva de tripulantes de ambulâncias de socorro dos bombeiros também não passou em branco nas chamadas de atenção do mesmo dirigente.

O presidente da LBP lembrou, entretanto, “estamos no início de uma nova caminhada, que regista progressos mas que apresenta outros objectivos que queremos atingir”, sublinhando “estar a sentir também vontade do INEM para isso”.

O comandante Jaime Soares lamentou que o memorando de entendimento LBP/INEM tenha sido “mal interpretado por alguns, como se estivesse a ser imposta alguma coisa quando o que se pretende e se atingiu foi criar as melhores condições possíveis para que cada associação possa decidir por si”.

O presidente da LBP sublinhou ainda que, não obstante o bom clima de entendimento existente com o INEM, o alcance da prestação qualitativa e quantitativa dos bombeiros no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) ainda não obteve o devido ressarcimento.

A lista inicial da assinatura de protocolos para a renovação de viaturas PEM incluiu os Bombeiros Voluntários de Águeda, Aveiro Velhos, Oliveira de Azeméis, Celorico de Basto, Moncorvo, Belmonte, Fundão, Cantanhede, Penela, Monchique, Celorico da Beira, Ansião, Batalha, Caldas da Rainha, Alcoentre, Alverca, Arruda dos Vinhos, Barcarena, Belas, Cadaval, Sintra, Vila Franca de Xira, Avintes, Leça do Balio, Moreira da Maia, Paços de Ferreira, Porto, Rebordosa, Rio Maior, Barreiro, Pinhal Novo, Monção, Ponte da Barca, Vila Pouca de Aguiar, São João da Pesqueira, Satão, Tondela, Municipais do Sardoal e Sapadores de Gaia.