PUB

Capa do jornal "Bombeiros de Portugal"

Director: Rui Rama da Silva

sábado,

11/07/2020

01:46

PAÍS

Plano de desconfinamento em 2.ª fase

18/05/2020 09:17:13

Depois de dois longos meses da paragem imposta pela pandemia, no dia 2 de maio, o Governo deu luz verde à reabertura do País ainda que de forma muito tímida.

O plano traçado parece não ter comprometido o esforço hercúleo de uma nação e, assim, conforme o previsto, esta segunda-feira, dia 18, avança a 2.ª fase do plano de desconfinamento.

Ainda que com muitas restrições e rígidas regras sanitárias, reabrem as lojas até 400 metros quadrados, também as que com maior dimensão limitem a área útil aos 400 metros quadrados e os espaços com área superior, com autorização municipal.

A atividade da restauração também vai ser alargada, com a possibilidade de restaurantes, cafés e pastelarias abrirem portas já com serviço de mesa ou de balcão, contudo com lotação reduzida a 50%.

Recomeçam, igualmente, as atividades letivas presenciais, para os alunos dos 11.º e 12.º anos. Da mesma forma, as creches voltam a receber os mais pequenitos, mas com a obrigatoriedade do cumprimento de um conjunto de normas de higiene e distanciamento, ainda que “adequadas à realidade de crianças (...) e com as quais os educadores não podem manter o distanciamento físico”, conforme assinalou o primeiro-ministro no anúncio público desta nova fase da vida dos portugueses.

Voltam a ser permitidas as visitas aos lares, mas com restrições ao número de pessoas e a necessidade de manter o distanciamento físico.

A retoma do setor da cultura avança, agora com a abertura de museus, monumentos e palácios.


plano.jpg


PUB