sábado,

PORTIMÃO

Novos meios e “casa” ampliada

29/11/2019 16:51:31

No próximo domingo, 1 de dezembro, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão assinala o 93.º aniversário com a inauguração das obras de ampliação do quartel-sede. A cerimónia presidida pela secretária de Estado da Administração Interna, Patricia Gaspar, contará com a presença da presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes.

O programa tem início com o habitual toque de “Alvorada” em saudação à população, seguido da homenagem aos bombeiros falecidos e a missa de sufrágio na Igreja Matriz, pelas 11h. Ao longo da manhã a fanfarra dos bombeiros percorrerá as principais artérias da cidade e no período da tarde, a partir das 13.30h., a zona ribeirinha será palco da formatura geral do corpo de Bombeiros, seguida de desfile até ao quartel.

As cerimónias protocolares têm inicio às 15.30 h. com o município a oficializar a entrega aos Voluntários de Portimão de uma embarcação de socorro semirrígida e três botes para intervenção em águas bravas, equipamento de proteção individual para todos os operacionais e coletivo de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, entre outros recursos que passam a estar ao dispor desta estrutura operacional. Logo depois, o capelão dos Bombeiros de Portimão, padre Mário Sousa, fará bênção dos novos meios técnicos e do autocarro cedido pela empresa TRANSOL que permite ampliar a capacidade de mobilidade das diferentes unidades operacionais.

PORTIMÃO.jpg

A inauguração das obras de ampliação do quartel será o ponto alto das comemorações, aspiração antiga dos bombeiros nomeadamente no que concerne a novos alojamentos, vestiários e balneários, mas, também, aos espaços reservados a meios operacionais que foram, agora, requalificados e ampliados.  Também a área de gestão de operações será ampliada e adaptada aos novos desafios, tudo para facilitar “a missão de todos quantos concorrem para a proteção e socorro dos portimonenses”.

Nesta operação de requalificação foi dada prioridade à segurança e a questões ambientais, desde logo com a remoção do fibrocimento e colocação de uma nova e mais eficiente cobertura, mas, também, com a instalação de painéis solares para o aquecimento da água para banhos.

A sessão solene, que contará com a presença das entidades oficiais nacionais, regionais e locais, comtemplará a distinção de vários bombeiros e o reconhecimento público a diversas entidades públicas e privadas que contribuíram, este ano, para o engrandecimento desta instituição.

Autarquia distinguida

A Câmara Municipal de Portimão será, no decorrer das comemorações, agraciada pela Liga dos Bombeiros Portugueses com o crachá de Cidadania e Mérito, uma das mais elevadas distinções honoríficas nacionais e que visa galardoar a prática de atos e/ou serviços relevantes de inquestionável contributo para a causa dos Bombeiros Portugueses.

Na fundamentação destaca-se o papel preponderante na sustentabilidade da estrutura de resposta operacional dos Bombeiros de Portimão, na dignificação da Associação Humanitária, no investimento na qualificação dos recursos humanos e na capacitação operacional, na segurança coletiva e individual das mulheres e homens quando enfrentam os riscos do dia-a-dia, pugnando pela evolução nas diversas vertentes da resposta à emergência em beneficio de todos os munícipes, bem como dos milhares que escolhem Portimão para visitar.