quarta-feira,

13/11/2019

CASTELO BRANCO

Nova viatura de comando e operações

07/11/2019 16:12:56

CASTELO BRANCO1.jpgA Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco acaba de receber um veículo de comando e operações, apontada como uma viatura única no distrito, que está bem equipada com sistemas de comunicação por satélite, programas de apoio à decisão, cartografia digital e banda aeronáutica.

O chassi foi oferecido à associação pelos CTT e foi sujeito a uma operação de carroçamento como viatura de comando e operações, um investimento que custou 60 mil euros e que foi comparticipado em 60 por cento pela Câmara Municipal de Castelo Branco.

CASTELO BRANCO2.jpg

“A viatura é única no distrito de Castelo Branco e uma das poucas existentes a nível nacional. Tem uma autonomia de 20 horas com um gerador autónomo, sem necessitar de se ligar à eletricidade. Está equipada com internet e TV por satélite, banda aeronáutica, SIRESP, programas de apoio à decisão, cartografia digital e em papel, entre outros equipamentos”, explicou o comandante dos Voluntários de Castelo Branco, José Neves.

O comandante, ao intervir na cerimónia simbólica de entrega da viatura, que decorreu em frente aos paços do concelho de Castelo Branco, informou ainda que o veículo demora 20 minutos a ficar pronto a funcionar na sua plenitude. “Temos já 20 operacionais formados para poderem trabalhar com este veículo. Trata-se de um posto de comando preparado para todo o tipo de operações, desde os fogos florestais a outras situações de emergências”, reforçou.

O presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, realçou a importância da contínua melhoria de meios e de condições disponíveis para os bombeiros locais.

CASTELO BRANCO3.jpg“Temos que continuar a melhorar as condições aos bombeiros voluntários de Castelo Branco. É nessa perspetiva que temos trabalhado, procurando que não lhes falte nada. Este veículo acrescenta capacidade de resposta e vem diferenciar os bombeiros, além de lhes aumentar a capacidade de operação com os meios de comunicação que disponibiliza”, defendeu o autarca.

O autarca aproveitou a ocasião para agradecer aos bombeiros o trabalho que desenvolvem em prol da comunidade albicastrense e expressou ainda o seu apoio aos três operacionais da corporação que ficaram feridos no combate a um incêndio durante o verão, em Castelo Branco.