quinta-feira,

29/10/2020

BOMBEIROS INDIGNADOS COM OE

LBP reúne com a secretária de Estado

14/10/2020 20:54:35

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reúne-se amanhã às 15h., com a Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, “a quem vai manifestar a desilusão e indignação dos bombeiros perante a verba de 28,6 milhões prevista no Orçamento de Estado para 2021 muito aquém dos termos da negociações entretanto havidas e da proposta da LBP, de 35 milhões”.

Em nota à comunicação social a Liga dos Bombeiro0s Portugueses adianta, ainda, que “vai reunir de urgência o seu Conselho Executivo para proceder a uma análise profunda ao Orçamento de Estado para 2021, e preparar uma Moção, que levará ao conhecimento de todos para a consequente aprovação”.

O Orçamento de Estado não contempla “verbas suficientes para o normal funcionamento e recuperação das associações enquanto entidades detentoras de corpos de bombeiros”, o que, segundo a confederação, demonstra “ falta de respeito e seriedade do Governo para com os Bombeiros Portugueses”.

No mesmo comunicado a LBP denuncia ainda a “tremenda injustiça para com quem, com competência, humana e solidariamente servem Portugal e os Portugueses”.

“É também uma afronta a toda a estrutura dos Bombeiros, quando contra as nossas propostas decidem enquadrá-los nas Comunidades Intermunicipais, decisão precipitada e incompetente, que trará futuramente graves consequências na organização e funcionamento da Proteção Civil onde os Bombeiros são o principal agente. O que pretendem fazer é uma afronta à honra e dignidade das Associações e Corpos de Bombeiros”, pode ler-se na mesma nota.