terça-feira,

SUL E SUESTE

Formação diferenciada na Ilha Terceira

13/03/2019 14:40:30

Oito elementos do Corpo de Bombeiros do Sul Sueste (Barreiro) participaram, de 10 e 13 de março, numa ação de formação diferenciada em combate a incêndios, no Centro de Formação de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (CFPCBA), na ilha Terceira.

Esta ação, ministrada por formadores do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) integrou os módulos Flashover, Flashfire e combate a incêndios em Hidrocarbonetos e GPL.

SUL-SUESTE.jpgNo âmbito desta formação, com uma forte componente prática, os participantes foram confrontados com diferentes cenários de elevado grau de dificuldade, no âmbito dos quais tiveram a oportunidade de aplicar diferentes técnicas e metodologias de combate a incêndios.

A frequência nesta formação insere-se no Plano de Atividades e Formação da Equipa de Intervenção Permanente (EIP) deste corpo de bombeiros, que visa reforçar e consolidar a sua capacidade operacional, sendo custeada, na íntegra, pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste. A par com a  EIP, também o elemento de comando responsável pela Coordenação de Emergência, participou nesta formação, com o intuito de “uniformizar procedimentos”.

Esta deslocação à região autónoma dos Açores realizou-se no âmbito da cooperação institucional, formativa e operacional que une os bombeiros de Sul e Sueste e Angra do Heroísmo. Neste âmbito, está prevista, para o mês de outubro, a realização de uma segunda formação, nos mesmos moldes.

A equipa do Sul Sueste, constituída pelo adjunto de comando Miguel Saldanha, os subchefes Raul Boleto e Nuno Machado e, ainda, os bombeiros Tiago Duarte, Daniel Batista, Rui Maçãs, Nádia Pimenta e Ângelo Santos.