quinta-feira,

Federação contesta exclusão

16/10/2020 15:01:25

SETÚBAL_FEDERAÇÃO.jpg

A Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal, à semelhança da Liga dos Bombeiros Portugueses, contesta a exclusão dos bombeiros do grupo de “profissionais da linha da frente” abrangidos pelo subsídio extraordinário de risco, consignado no Orçamento de Estado de 2021.

"Não podemos aceitar esta atitude de total falta de consideração e respeito que mais uma vez é demonstrada para com os bombeiros portugueses, principais agentes de proteção civil do país, responsáveis pela grande maioria da resposta ao socorro e ao transporte de doentes em Portugal", defende João Ludovico. Ainda segundo o presidente da federação, esta é "mais uma machadada" no setor que padece ainda de várias faltas, nomeadamente de “financiamento, de apoio ao investimento em novos equipamentos, de benefícios sociais incentivo ao voluntariado, da revisão do protocolo com o INEM e do preço do quilómetro praticado", explicando que a situação que já não era boa se agravou, grandemente, com a “queda de receita e aumento da despesa" enfrentados pelas associações humanitárias “desde o início da pandemia” .

O dirigente fala, igualmente,  de “uma situação muito desagradável”, frisando que os bombeiros portugueses, que continuam a dar uma resposta exemplar à sua missão de proteção e socorro das populações, “têm estado na linha da frente, em conjunto com outras entidades, no combate à pandemia".

O porta-voz dos 24 corpos de bombeiros do distrito de Setúbal, em comunicado, anuncia que a federação exige explicações da tutela, "com caráter de urgência", com o intuito de "ajudar a que a situação seja revertida” e que desta forma garantido este apoio aos operacionais que servem os quartéis do País.

Refira-se que o subsídio extraordinário de risco tem como destinatários os trabalhadores dedicados ao combate à pandemia de covid-19, incluindo os profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).