PUB

Capa do jornal "Bombeiros de Portugal"

Director: Rui Rama da Silva

segunda-feira,

01/06/2020

14:27

PAÍS

Calamidade renovada

18/05/2020 11:13:44

No dia 17 de maio foi publicado em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros que prorroga, até ao final do corrente mês, a Declaração de Situação de Calamidade, no âmbito de pandemia de doença COVID-19.

“A prioridade de prevenção da doença, contenção da pandemia e garantia da segurança dos portugueses, aliada ao levantamento gradual das suspensões e interdições decretadas durante o período do estado de emergência, repercute -se agora num caminho de regresso gradual da atividade económica ao seu normal funcionamento, mediante a avaliação do quadro epidemiológico, sanitário, social e económico, caminho este que se pretende implementar através de diversas e subsequentes fases”, pode ler-se no documento.

CONSELHO-DE-MINISTROA_FOTO-LUSA.jpg
Foto Lusa

Recorde-se que o Governo, no passado dia 30 de abril, aprovou uma série de medidas com vista a iniciar o processo de desconfinamento estabelecendo três fases para a (re)abertura do País: uma iniciada a 30 de abril, a subsequente, a iniciar -se após 18 de maio de 2020, e outra prevista para o final do mês de maio de 2020. Esta calendarização adotada visa a avaliação da situação epidemiológica em Portugal e os efeitos da implementação de cada uma das três fases.

Assim, pela nesta mais recente resolução, o Governo “dá continuidade ao processo de desconfinamento iniciado em 30 de abril de 2020, no quadro de uma evolução controlada da situação epidemiológica em Portugal, que justifica a renovação da situação de calamidade, declarada com efeitos a 3 de maio de 2020”.

PUB