segunda-feira,

17/02/2020

ANACOM

Bombeiros apoiam na migração da rede da TDT

06/02/2020 12:37:28

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) é uma das entidades parceiras da ANACOM, na divulgação da informação e no apoio à população, no processo de alteração da rede de emissores da Televisão Digital Terrestres (TDT) a nível nacional que começa já amanhã (7 de fevereiro), por volta das 16.30h, quando o emissor de Sines, mudar de frequência.

No total, nesta primeira fase, que termina dia 27 de fevereiro, serão alterados 32 emissores, que incluem todos os do Algarve, alguns dos Alentejo e do distrito de Setúbal. O processo prosseguirá depois de sul para norte, concluindo-se no final de junho.

TDT.jpg

“Quando o écran da televisão ficar negro apenas será necessário fazer a sintonia da televisão ou do descodificador de TDT e todos continuarão a ver televisão gratuitamente, como tem acontecido até agora”, explica a ANACOM dando conta de um. “processo simples”, não existindo a necessidade de “substituir ou reorientar a antena, trocar a TV ou o descodificador”, ou, tão pouco, “subscrever serviços de televisão paga”. No caso dos condomínios/edifícios que tenham instalações com amplificadores mono-canal “poderão ter de os substituir”.

Para ajudar neste processo, a ANACOM criou uma linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002), que funciona todos os dias entre as 9 e as 22h, para esclarecer dúvidas e obter apoio na sintonia da sua televisão.

A ANACOM divulgará a informação relativa às mudanças na TDT através de uma carta e de um folheto que é entregue em casa de todas as pessoas e que resume a informação relevante para se adaptarem a este processo de mudança.

Relativamente à alteração da rede de emissores na região do Algarve a distribuição foi feita entre 24 e 30 de janeiro, tendo sido distribuídas 304 mil cartas/folhetos.

Com o objetivo de alargar o leque de entidades que podem ajudar a divulgar informação e dar apoio à população, a ANACOM, ainda, tem firmadas parcerias: com as câmaras municipais, as juntas de Freguesia, a GNR, a PSP, o Instituto da Segurança Social, a AMA (Lojas e Espaços do Cidadão), paróquias, o Corpo Nacional de Escutas (Escuteiros), entre outras entidades.

Não deixe de consultar o folheto informativo e visualizar o vídeo explicativo da TDT.