quarta-feira,

CASTANHEIRA DE PERA

Bombeiro herói foi vencido

04/07/2017 16:45:37

2CASTANHEIRA DE PERA.jpgGonçalo Conceição pagou com a morte o gesto heróico, tentado com os restantes quatro colegas, de procurar socorrer uma família, três pessoas, que seguiam num veículo ligeiro que embateu na viatura de combate a incêndios em que se deslocavam na EN 236-1.

Os bombeiros deslocavam-se de Figueiró dos Vinhos para Castanheira de Pera após o combate às chamas.

O condutor do ligeiro estava desorientado pelo fumo que se fazia sentir e procurava rapidamente fugir das chamas quando abalroou a viatura dos bombeiros imobilizando-a e despistando-se de seguida.

Os bombeiros, apesar das circunstâncias não aconselharem mais demoras, nomeadamente, devido à proximidade das chamas, contudo, saíram da viatura e procuraram ir logo em socorro dos ocupantes do ligeiro. Porém, apesar da tenacidade demonstrada pelo grupo de bombeiros, as chamas rodearam-no rapidamente e provocaram-lhes queimaduras graves, que acabaram por vitimar um deles e provocar sequelas graves que os restantes quatro tentam sarar.

1CASTANHEIRA DE PERA.JPG

Gonçalo Conceição foi então internado na unidade de queimados dos Hospitais da Universidade de Coimbra, onde foi atendido prontamente. Porém, a gravidade do seu estado acabou por determinar o desfecho dramático da situação com a sua morte.

O seu funeral ocorrido entretanto em Castanheira de Pera constituiu uma manifestação de respeito pela sua memória e homenagem ao esforço desenvolvido com os seus companheiros para tentar socorrer os ocupantes da viatura despistada.

CASTANHEIRA 2.JPGCASTANHEIRA 3.JPGNo funeral de Gonçalo Conceição estiveram presentes, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, o primeiro ministro, António Costa, a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), comandante Jaime Marta Soares, os principais líderes partidários, os autarcas locais, o presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, o diretor nacional de bombeiros da ANPC, Pedro Lopes, e muitos dirigentes e comandos de associações e corpos de bombeiros congéneres.