domingo,

30/04/2017

Natal também é fazer o bem sem olhar a quem

30/12/2016 12:49:36

MCOR3.JPG

E mais um ano está prestes a chegar ao fim, para trás ficam trezentos e tantos dias marcados pelo frenesim do tempo que passa, pela pressa impiedosa das horas, pela azáfama diária que não permite períodos mortos. Mas, por agora, a época é de paz, de alguma tranquilidade que abre portas à reflexão sobre o tanto feito e outro que ficou por cumprir.

Novos objetivos, novos desafios surgem ali já à frente no dealbar de mais um ano. Dentro de dias, todos, de uma ou outra forma, estaremos, mesmo que mentalmente, a planear novos feitos, a deslocalizar metas, a agendar outras conquistas.

A escassos dias do final de mais um ano, em quadra de muitos e bons valores, resta-nos desejar que a solidariedade, o amor ao próximo e a generosidade irrompam na vida de todos. A época impõe uma espécie de catarse ou redenção ao “comum dos mortais” que, durante o ano se arreda de princípios mais nobres e que, nesta época, tenta vestir os melhores sentimentos.

Com o hábito de fazer o bem, os bombeiros, com e sem farda, surgem assim como um modelo que importa seguir, desde logo pela forma como estes homens e mulheres se dão aos outros, pelo tempo que emprestam a esta causa. Ao “fazerem o bem, sem olhar a quem” milhares de voluntários de norte a sul do País, provam que de facto “Natal é quando um homem quiser” e traduz-se no que dão, sem nada esperar em troca.

Resta-nos, assim, desejar que a quadra traga tudo de bom a operacionais e dirigentes, que permita a concretização de projetos e a superação de lacunas bem como realização e valorização pessoal.

Aproveitamos para agradecer e retribuir as mensagens, os e-mails e postais – sim, porque a tradição ainda é o que era – que nos têm chegado nas últimas semanas de vários bombeiros dos quadros de honra, de elementos dos corpos ativos e de comandantes e presidentes que em nome das suas instituições que muito sensibilizaram equipa do jornal Bombeiros de Portugal.

A todos um enorme obrigada e votos de um natal muito feliz, designadamente para aqueles os que numa época tão especial deixam as suas casas e as suas famílias para garantir a proteção e o socorro das comunidades que servem.

Aproveitamos ainda, porque já só regressamos em 2017, uma entrada em grande no novo ano.