sexta-feira,

23/08/2019

LBP REÚNE CONSELHO DAS FEDERAÇÕES

Transporte de doentes e ACT em debate

26/07/2019 16:48:25

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reúne, hoje, 26 de julho, pelas 20h., na sua sede, em Lisboa, o Conselho das Federações.

Este órgão, que é composto pelos membros do Conselho Executivo da LBP e os Presidentes das Federações Regionais e Distritais de Bombeiros, irá analisar a resposta a dar ao Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO) sobre o transporte de doentes oncológicos em viaturas dedicadas ao transporte de doentes (VDTD) pago a 0,36 € ao quilómetro. Esta proposta do IPO vai ao arrepio de qualquer negociação com o sector Bombeiros, do qual a LBP é legitimamente representante. Nunca existiu, nem existe, qualquer negociação com o Ministério da Saúde sobre estes valores, logo a proposta é no mínimo abusiva e comprometedora do futuro das Associações Humanitárias de Bombeiros (AHB), se fosse aceite. Os custos seriam maiores que as receitas.

O Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) será outro assunto a ser analisado. Estando a LBP mandatada por cerca de 100 AHB para negociar com os sindicatos do sector. A confederação pretende, uma vez mais, avaliar em conjunto com as federações a proposta existente, para uma eventual melhoria de texto. Registe-se que este acordo é há muito reclamado pela LBP, mas só entrará em vigor se as associações assim o entenderem.