segunda-feira,

Missão ambiental premeia bombeiros

01/07/2019 14:39:33

383.jpg

O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos entregou, no dia 18 de junho, uma ambulância de transporte de doentes aos Bombeiros Voluntários de Amarante que, com quase 112 toneladas de resíduos recolhidos, venceram, e pela segunda vez consecutiva, a campanha “Quartel Electrão”, que premeia boas práticas ambientais.

Na cerimónia que decorreu na nova casa dos bombeiros portugueses, no Paço do Lumiar, foram ainda distinguidos, pelo esforço e a entrega, também a esta causa, os Bombeiros Voluntários de Cantanhede, que receberam 2500 euros em equipamento de proteção individual (EPI) florestal, pela recolha de cerca de 53 toneladas de resíduos.

QUARTEL-ELETRÃO-(2).jpgQUARTEL-ELETRÃO-(3).jpg

Na cerimónia, o anfitrião, Jaime Marta Soares sublinhou a importância destas ações que, no essencial, possibilitam o merecido apoio às associações, mas que traduzem a importância e o trabalho desenvolvido por estas instituições em todo o País, nas mais diversificadas áreas, ainda que, obviamente, o socorro seja a primordial. O presidente da confederação lembrou, uma vez mais, que os bombeiros de Portugal, enquanto principal agente de proteção civil, sempre presentes, em prontidão e em maioria, em todos os teatros de operações, têm ainda compromisso assumido com as populações no apoio social, na cultura, no desporto e, também, na preservação ambiental.

Esta ação, apadrinhada pelo apresentador, radialista e humorista Pedro Fernandes, recompensou ainda, com 2500 euros, os Famalicenses que conseguiram poupar o ambiente de mais de uma tonelada de lâmpadas e os bombeiros de Agualva-Cacém que recolheram 676 quilos de pilhas. Foram ainda distribuídos vários cartões pré-pagos de combustível, no valor total de quatro mil euros.

QUARTEL-ELETRÃO-(4).jpgQUARTEL-ELETRÃO-(5).jpg

O “Quartel Electrão” é um projeto de cariz social e ambiental, dirigido às associações humanitárias de bombeiros voluntários, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a reciclagem e valorização de equipamentos elétricos, lâmpadas, pilhas e baterias usadas. Esta iniciativa que tem o apoio institucional da LBP contou, este ano, com a parceria do Corpo Nacional de Escutas.

Na edição 2018/2019 do “Quartel Electrão” participaram de 212 corpos de bombeiros de todo o País que, no total, recolheram quase mil toneladas de resíduos, conforme destacaram os administradores da empresa promotora, na cerimónia realizada no auditório da sede da confederação, acrescentando que “no total das três últimas campanhas, o valor reciclado ultrapassou as quatro mil toneladas de equipamentos elétricos usados e as 30 toneladas de pilhas e acumuladores usados”.

QUARTEL-ELETRÃO-(6).jpgQUARTEL-ELETRÃO-(7).jpg

Este foi um esforço, mais uma vez, recompensado, sentimento expresso pelo otimista presidente da direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Amarante, Adelmo Guimarães, ainda antes do anúncio dos resultados, que, até ao ultimo momento, foram mantidos em total secretismo. O dirigente, ao jornal Bombeiros de Portugal, revelou, também, que a comunidade muito se empenhou no sucesso desta participação e de tudo fez para que mais uma ambulância fosse para os voluntários da cidade, nomeadamente os párocos das várias freguesias do concelho, que nas missas dominicais aproveitavam para alertar e sensibilizar os fiéis para a importância desta campanha, quer em termos ambientais, quer no imprescindível apoio aos soldados da paz.