segunda-feira,

REUNIÃO COM O GOVERNO

LBP propõe 9 milhões para proteção individual

09/10/2018 13:05:14

GOV.jpgA Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) defende um investimento de cerca de nova milhões de euros “como determinante para a reposição e reforço de equipamentos de proteção individual (EPI) para os bombeiros no combate aos incêndios florestais”.

Essa mesma pretensão foi “reafirmada” ao secretário de Estado da Proteção Civil (SEPC), Artur Neves, num encontro de trabalho durante o qual a confederação exigiu “a abertura imediata do respetivo concurso público”.

Na resposta a esta reivindicação antiga da LBP, Artur Neves anunciou nesta ocasião que, numa primeira fase e “de imediato”, será lançado um concurso público, no valor de 304.500 euros, para a aquisição de EPI para as associações de bombeiros de Castanheira de Pera, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Sertã, Góis, Pampilhosa da Serra, Cernache do Bonjardim e Penela”.

A LBP defendeu ainda na mesma reunião a necessidade, “também urgente”, de ressarcimento das “associações de bombeiros que tenham acidentado ou perdido viaturas em serviço”, deixando claro que “esta questão deverá ser tratada pelo Governo com a celeridade que permita a reposição imediata desses meios”.

Jaime Marta Soares, também, apresentou a Artur Neves uma proposta para que seja “retomada uma prática do passado” defendendo “a marcação de reuniões para avaliação final do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais o que segundo o presidente da confederação devem ser efetuadas “por agrupamentos e contar com a presença dos presidentes de direção e comandantes das associações e corpos de bombeiros”, num processo de análise e debate que culminará “com uma reunião magna, presidida pelo ministro da Administração Interna (MAI)”.