segunda-feira,

23/10/2017

NOVA CASA DOS BOMBEIROS

Instalações prontas a ser utilizadas

04/09/2017 11:40:20

SEDE_1.jpg

As novas instalações da Liga dos Bombeiros Portugueses, em Lisboa, estão prontas a ser utilizadas, melhorando as condições de funcionamento da confederação e criando condições para aglutinar no mesmo local, quer o departamento de fardamentos, quer a realização de muitas reuniões que antes, por exiguidade de espaço, não podiam decorrer na atual sede.

A nova sede da LBP é o Palácio de São Cristóvão, situado no Paço do Lumiar, em Lisboa.

Nesta edição, divulgamos um conjunto de perspetivas do edifício que demonstram o bom trabalho desenvolvido na Quinta de São Cristóvão, no domínio de adequação às novas funções na otimização dos espaços existentes e na valorização histórica e estética do conjunto edificado.

SEDE_3.jpg

A disponibilidade do novo edifício e áreas anexas resultou da cedência do mesmo pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) em direito de superfície.

Uma instituição que congrega mulheres e homens que “têm a generosidade de dar a vida pela vida”, é uma instituição com a qual a Câmara se “sente honrada em poder colaborar”, afirmou o então presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, no dia 13 de novembro de 2014 na cerimónia de assinatura da escritura de cedência.

António Costa referiu ainda que, “é uma honra colaborar mais uma vez com a Liga dos Bombeiros Portugueses para que a casa comum, a casa de todos os bombeiros, esteja sediada em Lisboa”.

Dirigindo- ao presidente da LBP, comandante Jaime Marta Soares, o então autarca sublinhou que a colaboração entre a Câmara Municipal de Lisboa e a LBP muito se deve ao “trabalho” desenvolvido pelo comandante e que deixa a garantia que “a Liga vai prosseguir o seu trabalho ao mais alto nível”.

O presidente da LBP, então, agradeceu a António Costa a rápida conclusão do processo de cedência que atribuiu também à “forma afável e competente” como o autarca o geriu.

A cedência do edifício à LBP foi decidida pelo Executivo da Câmara Municipal de Lisboa, por unanimidade, em 9 de julho de 2014, e aprovado pela Assembleia Municipal em 29 do mesmo mês.

A nova sede é um sonho acalentado desde 1988, na sequência da saída das instalações arrendadas na Rua Barata Salgueiro, em Lisboa, em risco de ruir, para as da Rua Eduardo Noronha, em Alvalade, entretanto adquiridas, e praticamente coincidente com a obtenção do terreno de Campolide, cedido pela CML mas que acabou por nunca ser aproveitado.

“Havia que encontrar uma solução e foi disso que fomos à procura, para a qual trabalhámos e que encontrámos, também com a colaboração do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, do vereador Manuel Salgado e de muitos responsáveis e técnicos municipais” sublinhou o presidente da LBP na cerimónia de assinatura da escritura em 13 de novembro de 2014.

SEDE_2.jpgSEDE_4.jpg

SEDE_5.jpgSEDE_6.jpg