segunda-feira,

10/12/2018

Quero saber quem vai ser acusado

06/12/2018 12:34:33

Os mortos ocorridos nos incêndios florestais seja em que parte do mundo for merecem-nos muito respeito e nunca podem ser arma de arremesso. Por isso não vou entrar por aí mas vou falar do resto.

Uns senhores sabedores que vieram da América a Portugal há uns tempos vieram dizer-nos que tínhamos que aprender e que tínhamos falhado em muitas coisas no ano passado a combater os fogos. Somos crédulos, mas não somos parvos. Por isso, na suposição de que é bom aprender sempre mas qualquer coisa ficámos atentos. Ouvimos muito mas depois afinal aprendemos pouco com o que nos disseram até porque não era nada de novo.

Mas nestas últimas semanas afinal ficámos a aprender muito mais. Afinal aqueles que cá vieram para nos ensinar se calhar têm é que aprender alguma coisa connosco.

E se alguma vez cometemos os erros que nos apontaram afinal serão os mesmos que eles cometem. Uma coisa é a teoria e outra prática como agora mais uma vez fica provado.

Quem está no terreno no combate sabe de antemão o que fazer mas como todos sabemos a natureza tantas vezes dá-nos a volta e aquilo que parecia ir acontecer e para que nos preparámos saiu furado. É uma dança a que estamos habituados no terreno quando de um momento para o outro tudo muda e temos que alterar completamente a estratégia que estava a ser delineada e aplicada no combate. É um jogo digamos assim do gato e do rato a que nos vamos adaptando a cada momento para conseguir resolver as situações. Não se trata de errar ou deixar de errar. Trata-se de ir adaptando a acção às circunstâncias e às sucessivas mudanças do terreno, do fogo, do vento e de tantas outras coisas conjugadas.

Não porei em causa o mérito da nossa gente quando se confronta com situações desse tipo. Fazem o que sabem e o que podem em função do cenário. Dão o litro sem dúvida. Como estou certo se passa com os nossos amigos bombeiros americanos.

Fico é só com uma dúvida. Será que lá também vão acusar responsáveis e comandantes? Estou certo que não.