segunda-feira,

23/10/2017

Explique quem souber

24/02/2017 11:16:15

Andamos todos numa lufa lufa para responder mais uma vez aos senhores das verbas comunitárias com mais papéis, carimbos e declarações que não estavam previstas como pelos vistos agora estão a exigir. Nada que nos admire a nós bombeiros e pelo que vou ouvindo aqui pelo quartel e pelos dos vizinhos os indeferimentos que agora caíram aí nas secretarias com um prazo curto para resposta, desculpem se não for verdade, mas cheiram muito a esturro.

Cheira tanto a esturro como tenho ouvido aqui dizer, como o anúncio do começo do prazo para o concurso das viaturas, os chumbos que a ANPC entendeu dar pelo meio, a alteração ao anúncio do dito concurso, no fundo, no fundo, sejamos sinceros amigos, para restringir ainda mais as hipóteses já magras de garantir as candidaturas das viaturas e agora, quando tudo estaria certo, afinal não está.

Os nossos diretores perguntam qual será a razão porque logo de início não pediram tudo o que era necessário. Perguntam mas pelo que acabo por perceber todos percebem que as verbas comunitárias têm um menino nos braços muito complicado. Dizem-me que depois da limpeza que fizeram, os bombeiros foram teimosos e há 174 candidaturas que resistiram à burocracia. E como, ao que também dizem, só há dinheiro para 26, para que não dê tanto baile é preciso limpar ainda mais. Alguns dizem que nem respondem porque já gastaram muito dinheiro e não acreditam que lhes toque alguma coisa. Outros são mais teimosos, lá vão mandar mais papel carimbado e fazer frente ao complicómetro e logo se vê.

O que ninguém explica é porque é preciso tanta coisa para depois dizer que não.

E quando não houver verbas comunitárias como vai acontecer? Quando não havia era o Orçamento de Estado que garantia o tal plano de reequipamento, que desapareceu quando apareceram as verbas comunitárias. Já ficámos sem o dito plano e antes sem o Orçamento de Estado. E quando acabarem as verbas comunitárias como será?

Explique quem souber.