segunda-feira,

22/10/2018

Bater nos mensageiros

04/10/2018 16:15:45

Amigos o que está a acontecer com as acusações aos bombeiros pelo que se passou em Pedrógão é a mesma coisa que antigamente se fazia aos mensageiros que traziam más notícias.

É que de facto ao longo dos anos os bombeiros foram mesmo os mensageiros das más notícias. Quantos de nós, Liga, federações, associações nos insurgimos anos a fio contra o abandono da floresta, a falta de ordenamento, de limpeza. Quem ouvia ou encolhia os ombros ou fazia orelhas moucas. Alguns se calhar até pensavam que exagerávamos quando apontávamos o dedo a tudo isso, avisando, alertando, denunciando. Mas passaram-se os anos e viu-se no que deu.

Depois de tantos alertas, ironia das coisas, é precisamente contra os bombeiros que se viram porque não fizeram isto, aquilo ou aqueloutro e ainda por cima também os acusam de ser responsáveis pelas lamentáveis mortes de tanta gente.

Se tivessem ouvido os bombeiros, não uma, mas as muitas vezes que teimosamente insistiram nos alertas e nas más e verdadeiras notícias porventura tinham-se poupado vidas e muito património destruído.

Agora, depois de não terem querido ouvi-los, ainda por cima viram-se contra eles. E também se ouve dizer que a grande preocupação do Estado é agora sacar aos acusados o dinheiro que deu como indemnização pelas mortes.

Custa a acreditar que isso seja possível, mas não me admira porque o Estado sempre soube tratar-se bem e tratar mal os outros. O Estado alguma vez se preocupou em saber, antes e depois da tragédia de Pedrógão e outubro, de que meios os bombeiros dispunham e quais os que necessitavam? Nem uma palavra sobre isso. Começaram a distribuir os EPI e depois mais nada. E não fosse a teimosia da Liga e nunca mais se falava de distribuir mais EPI como agora se anuncia.

E quem fala das estradas que deveriam ter sido fechadas e não foram, e onde morreu tanta gente. Não há responsáveis? E as outras entidades com responsabilidades de que se começou a falar, mas que caíram no esquecimento? Será que a culpa também vai sobrar para os bombeiros?

Querem bater-nos como antigamente se fazia aos mensageiros que traziam más notícias.

Saiu-nos a fava, sem dúvida.

o.bombeiromanel@gmail.com